História ensinada: práticas de letramento e produção de sentido

Autores

  • Patricia Bastos de Azevedo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n44.p24-45

Palavras-chave:

História ensinada, letramento, produção de sentido, currículo.

Resumo

O presente artigo buscou investigar a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir do Círculo de Bakhtin como arcabouço teórico em interface com o currículo. O currículo, nesse sentido, é compreendido como um signo ideológico que se constitui em seu tempo-espaço sócio-histórico, em uma composição híbrida, ambivalente, complexa e polissêmica. Assim, nesse diálogo com os campos da linguagem e do currículo, o conhecimento é concebido como uma produção social estruturada pelos signos ideológicos em sua historicidade social, e a sala de aula, concebida como espaço complexo, múltiplo, híbrido, ambivalente e polissêmico. Como foco e recorte metodológico, investigou-se, em um tempo determinado do ano de 2009, o 6º ano de escolaridade do ensino fundamental no espaço específico da sala de aula de história de uma escola estadual no Rio de Janeiro/Baixada Fluminense. Na perspectiva teórica adotada, os enunciados se constituem no processo relacional situado, com um pano de fundo sócio-cultural, e o cenário composicional se relaciona diretamente com o emprego das enunciações e de suas relações intersubjetivas. Esse viés teórico possibilitou o adensamento analítico dos eventos de letramento que se materializavam no espaço da sala de aula, onde atos de ler o livro, copiar do quadro, escrever no caderno e responder provas são práticas contextualizadas da/na vida escolar.

Biografia do Autor

Patricia Bastos de Azevedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Patricia Bastos de Azevedo, Doutora em Educação/UFRJ. Professora de Ensino de História do Curso de História na UFRRJ. Membro do Grupo de Pesquisa Ofinas de História.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-12-16

Como Citar

DE AZEVEDO, P. B. História ensinada: práticas de letramento e produção de sentido. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 23, n. 44, p. 24–45, 2013. DOI: 10.18675/1981-8106.vol23.n44.p24-45. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6315. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos