Práticas de pesquisa na escola básica: discutindo alguns encaminhamentos metodológicos
Resumo
O artigo apresenta e discute o trabalho de pesquisa e formação em regime de colaboração em uma escola da rede pública estadual do interior paulista que atende alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Acompanhando as atividades de trabalho pedagógico coletivo (ATPCs) com o objetivo de compreender como os espaços coletivos vão se constituindo e sendo apropriados como experiências de formação pelos professores e gestores, o texto problematiza, a partir dos registros audiogravados e transcritos, aspectos teórico-metodológicos importantes para a construção e acompanhamento dessa pesquisa em particular e outras interessadas pela pesquisa colaborativa: a relação entre pesquisadores externos e professores da escola básica; a formação de professores como contrapartida da pesquisa; a construção de vínculos e a colaboração; a interlocução teoria e experiência; a socialização e interpretação dos registros do trabalho; e a relação autoria e co-autoria. As análises apontam para a necessidade de aproximar as práticas de pesquisa do cotidiano de formação nas ATPCs e instituir uma "comunidade interpretativa", por meio do trabalho coletivo, que seja (re)orientadora das práticas pedagógicas da escola e da própria pesquisa, articulando pontos de vista, vozes e diferenças.Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons