Participação dos pais e alunos no cenário da gestão democrática

Autores

  • Elione Maria Nogueira Diógenes UFAL
  • MARIA DAS GRAÇAS CORREIA GOMES UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n44.p112-129

Palavras-chave:

Gestão Democrática – Escola Pública Municipal – Participação

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no ensino público municipal de Maceió. Investigou-se a participação, no cenário da gestão democrática, do ponto de vista dos pais e alunos. A gestão democrática foi implantada nesse município em 1993, três anos antes da LDBEN Nº 9394/96. O interesse central configurou-se em perceber se os pais e alunos conseguiam se sentir partícipes do processo de democratização da gestão escolar. Daí que se estudou: Libâneo (2004), Gadotti (2002), Paro (2001), Hora (2007) e Tavares (2003) para embasar as categorias “gestão democrática” e “participação”. A abordagem metodológica é de base qualitativa, em que se utilizou a técnica de grupos focais com os alunos e os pais. Estes demonstraram os poucos espaços de participação oferecidos, enfatizando as reuniões, em que sua participação está limitada à condição de ouvintes. Os sujeitos da pesquisa lamentam a inércia das famílias diante dos problemas que a escola enfrenta. Para efeito de estrutura, o texto tem duas partes: 1) a historicidade da gestão democrática, os seus princípios e fundamentos em que as autoras abrangem a temática de forma ampla; e 2) o relato de como se deu a pesquisa: os sujeitos e os principais procedimentos adotados bem como a análise efetivada.

Biografia do Autor

Elione Maria Nogueira Diógenes, UFAL

É professora da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação, com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Tem formação em História e é mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará, com doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Faz parte dos seguintes grupos de pesquisa: "Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (líder)"; "Gestão e Avaliação Educacional (GAE)" e o "Caminhos da Educação em Alagoas", onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco nos seguintes temas: política educacional, gestão educacional e gestão democrática, educação básica (níveis: fundamental e ensino médio), processos educativos escolares e não escolares, direitos humanos e história da educação.

MARIA DAS GRAÇAS CORREIA GOMES, UNEAL

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFAL) e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Exerce o cargo de Profa. Assistente da Universidade Estadual de Alagoas, lotada no curso de Pedagogia, campus de Santana do Ipanema/AL. É Líder do grupo de pesquisa “Gestão, Avaliação e Políticas Públicas” e pesquisadora do grupo de pesquisa “Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira”.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

DIÓGENES, E. M. N.; GOMES, M. D. G. C. Participação dos pais e alunos no cenário da gestão democrática. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 23, n. 44, p. 112–129, 2013. DOI: 10.18675/1981-8106.vol23.n44.p112-129. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7528. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos