Circulação de debates e práticas educativas no jornal “Correio de Minas” (1894-1914)

Autores

  • Cíntia Borges de Almeida Faculdade de Pedagogia - FABEL
  • Marcelo Gomes da Silva Faculdades de Pedagogia - UERJ/FABEL

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol24.n47.p23-41

Palavras-chave:

debates educacionais, práticas educativas, Correio de Minas, Juiz de Fora

Resumo

Os jornais produzidos no Brasil nos séculos XIX e XX, conforme assinalam Inácio, Santos e Jinzenji (2010), tinham como princípio o projeto iluminista de difundir os valores e ideias a fim de educar o público leitor dentro de um projeto civilizatório. Autodenominados “difusores das luzes”, os periódicos podem ser analisados como uma arena de debates, composta por uma diversidade de campos e temáticas. Partindo desse pressuposto, o objetivo desse estudo consiste em refletir acerca dos debates e práticas educativas divulgados no jornal “Correio de Minas”, considerado como um “importante veículo ilustrador do jogo político mineiro” e divulgador das “mazellas educacionais” no início republicano. Justifica-se a escolha pelo “Correio de Minas” devido sua significativa circulação noticiada nos almanaques de Minas Gerais, como também pela sua localização na cidade de Juiz de Fora, segundo Araújo (1916) destacada como “uma das mais modernas e a mais importante de Minas” naquele momento. A divulgação dos debates educacionais pelo periódico foi significativa para a análise de diferentes projetos de ensino para Minas Gerais. Foi possível observar discursos, estratégias, “jogos de verdade”. O jornal representou um instrumento de poder e de persuasão daquilo que se desejava reproduzir.

Biografia do Autor

Cíntia Borges de Almeida, Faculdade de Pedagogia - FABEL

Mestre em educação pelo PROPEd na linha “Instituições, Práticas Educativas e História” na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e professora na Faculdade de Pedagogia - FABEL.

Marcelo Gomes da Silva, Faculdades de Pedagogia - UERJ/FABEL

Mestre em educação pelo PROPEd na linha “Instituições, Práticas Educativas e História” na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e professor nas Faculdades de Pedagogia - UERJ/FABEL. É pesquisador do PNAP.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-18

Como Citar

ALMEIDA, C. B. de; SILVA, M. G. da. Circulação de debates e práticas educativas no jornal “Correio de Minas” (1894-1914). Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 24, n. 47, p. 23–41, 2014. DOI: 10.18675/1981-8106.vol24.n47.p23-41. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7716. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê