Tratados pedagógicos para as famílias brasileiras: uma aliança entre a Igreja Católica e o campo médico na primeira metade do século XX

Autores

  • Evelyn de Almeida Orlando PUCPR
  • Juliana Vital de Abreu David Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol24.n47.p42-60

Palavras-chave:

Educação das famílias, Igreja Católica, campo médico

Resumo

A aliança estabelecida entre a Igreja Católica e o campo médico nas primeiras décadas do século XX contribuiu para configurar projetos educativos endereçados às famílias através de manuais de orientação educacional que visavam assegurar, por diferentes caminhos, o governo da população brasileira. Este artigo busca analisar a representação desse tipo de impresso na sociedade brasileira a partir dos livros: “Noivos e Esposos: problemas do matrimônio”, do Monsenhor Álvaro Negromonte e a obra “Faça seu filho feliz: a higiene mental da criança e do adolescente”, do médico Fernando Magalhães Gomes. Esses livros tinham em comum a produção de um grupo social ativo na sociedade, instruído dentro dos liames do catolicismo e da Higiene. O diálogo com autores como Chartier permitiram um esquadrinhamento dos livros, considerando o conteúdo veiculado e as estratégias retóricas (Bourdieu) utilizadas, mas também as pistas e os sinais que deixados na sua materialidade fazem emergir sentidos e significados igualmente importantes para a leitura e análise desse tipo de fonte.

Biografia do Autor

Evelyn de Almeida Orlando, PUCPR

Doutora em Educação pela UERJ/ Professora do Programa de Pós-Graduação da PUCPR.

Juliana Vital de Abreu David, Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela UERJ/ Professora da rede municipal do Rio de Janeiro

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-18

Como Citar

ORLANDO, E. de A.; DAVID, J. V. de A. Tratados pedagógicos para as famílias brasileiras: uma aliança entre a Igreja Católica e o campo médico na primeira metade do século XX. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 24, n. 47, p. 42–60, 2014. DOI: 10.18675/1981-8106.vol24.n47.p42-60. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7718. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê