Processo de escolarização e a formação de uma elite intelectual no Brasil: o caso da província de Sergipe d’El Rey

Autores

  • Fábio Alves dos Santos Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Educação

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol24.n47.p61-76

Palavras-chave:

Escolarização, Cultura Escolar, Elite Intelectual, Ensino Secundário, Sergipe

Resumo

A presente proposta de artigo faz parte de uma pesquisa que investe sobre a relação entre o ofício docente e a elite intelectual no Brasil do século XIX. No geral, o referido estudo visa identificar e analisar o capital necessário para o exercício da docência no século XIX, com foco privilegiado sobre o Ensino Secundário, mas não só. Toma como lócus de observação, para tanto, a província de Sergipe d’El Rey. Neste extrato, o objetivo é descrever e analisar os processos formativos e as formas de entrada no ofício docente. Para realização desta empreitada, foi realizado um levantamento de dados no Dicionário Bio-Bibliográfico Armindo Guaraná, em que foi possível identificar cento e trinta e quatro professores, dos quais três mulheres. Este procedimento permitiu identificar um grupo de professores de Sergipe no século XIX, com destaque para o Ensino Secundário, e analisar suas trajetórias de formação e experiências no campo da docência. Constatou-se que é possível investir contra a tese recorrente de que a elite brasileira do século XIX era formada essencialmente por bacharéis em Direito. Percebeu-se que o traço efetivamente distintivo e homogeneizador deste era o Ensino Secundário, completo ou na forma dos famigerados preparatórios.

Biografia do Autor

Fábio Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Educação

Mestre em Educação pela PUC- SP; Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Assistente do Departamento de Educação/UFS)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-18

Como Citar

SANTOS, F. A. dos. Processo de escolarização e a formação de uma elite intelectual no Brasil: o caso da província de Sergipe d’El Rey. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 24, n. 47, p. 61–76, 2014. DOI: 10.18675/1981-8106.vol24.n47.p61-76. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7719. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê