Avaliação do impacto de um programa de educação sexual no primeiro ciclo de escolaridade
Resumo
Pretendeu-se com este estudo avaliar um programa de educação sexual (SEC) aplicado aos/às alunos/as do terceiro ano de escolaridade, que foi elaborado de acordo com a lei n.º 60/2009 em Portugal. O SEC é formado por cinco sessões. Para a avaliação do programa utilizamos metodologia qualitativa, com entrevista pré e pós aplicação do mesmo, a dois grupos de alunos/as de oito e nove anos de idade: 16 do grupo experimental (participantes do SEC) e 11 do grupo de controle. As entrevistas foram analisadas através de análise de conteúdo. Antes da aplicação do programa, ambos os grupos possuíam alguns conhecimentos na área da sexualidade. Por outro lado, possuíam ideias erradas, além de inúmeros estereótipos de género. Após a aplicação do SEC, verificou-se um aumento dos conhecimentos no grupo experimental, comparativamente ao grupo de controle, mas em ambos os grupos persistiram os estereótipos de género. Os resultados indicam que a lei da educação sexual não vai de encontro às necessidades específicas deste grupo etário ao não salientar a importância de trabalhar, nos programas de educação sexual para o primeiro ciclo, os estereótipos de género e por consequência de desigualdades de género.Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons