Implementação de Sistemas Municipais de Ensino: entre Condições Locais e Expectativas de Desenvolvimento Educacional

Autores

  • Ledriana Minusculi Panis Secretaria Municipal de Educação de Águas Frias SC.
  • Elton Luiz Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol24.n47.p156-175

Palavras-chave:

Sistema Municipal de Ensino. Condições locais. Desenvolvimento educacional.

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar a correspondência entre condições locais de organização e implementação de Sistemas Municipais de Ensino (SME) e expectativas de desenvolvimento educacional nutridas por governos municipais. Aborda o papel do município e sua autonomia legal para institucionalizar o sistema próprio de ensino e tece reflexões sobre perspectivas de desenvolvimento educacional. Tendo como campo empírico um conjunto de municípios da mesorregião Oeste do estado de Santa Catarina e tomando por base documentos normativos da educação desses municípios, bem como resultados de questionários submetidos aos seus dirigentes municipais de educação, sublinha que a implementação dos SME é interferida por fatores locais e externos de importante repercussão nos municípios. Conclui realçando a possibilidade de os municípios trilharem um caminho de transformação da realidade local, de modo a promover maior compasso entre a organização e implementação dos seus sistemas de ensino e as expectativas de desenvolvimento educacional.

Biografia do Autor

Ledriana Minusculi Panis, Secretaria Municipal de Educação de Águas Frias SC.

Mestre em Educação (Unoesc). Professora da Rede Municipal de Ensino de Águas Frias SC.

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação (Unisinos). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-18

Como Citar

PANIS, L. M.; NARDI, E. L. Implementação de Sistemas Municipais de Ensino: entre Condições Locais e Expectativas de Desenvolvimento Educacional. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 24, n. 47, p. 156–175, 2014. DOI: 10.18675/1981-8106.vol24.n47.p156-175. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7898. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos