Mudanças no ensino de gramática/análise linguística: com a palavra, os professores

Autores

  • Alexsandro da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n48.p99-113

Palavras-chave:

mudanças no ensino de língua, ensino de gramática, análise linguística

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo analisar mudanças nas práticas de ensino de gramática/análise linguística de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, apoiamo-nos em referenciais ligados não apenas ao ensino de gramática/análise linguística, mas também aos saberes e às práticas docentes. A proposta metodológica, que se inscreveu em uma abordagem qualitativa, utilizou como procedimento metodológico a entrevista semiestruturada, a qual foi realizada com professores de 4º e 5º anos do ensino fundamental de escolas públicas de cidades do interior do estado de Pernambuco – Brasil. A partir do suporte da análise temática de conteúdo, percebemos, nas falas desses professores, que, para eles, as mudanças em suas práticas de ensino de gramática/análise linguística relacionavam-se, principalmente, a dois aspectos: a utilização de textos e o uso não exclusivo do livro didático. Todavia, os depoimentos dos docentes revelaram que tais mudanças não substituíam, inteiramente, as antigas maneiras de ensinar gramática, mas evidenciavam um complexo processo no qual se articulavam mudanças e permanências.

Biografia do Autor

Alexsandro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Pedagogia (2000), mestre (2003) e doutor (2008) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com período sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique - INRP - Paris (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste. É também docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, ao estudo de temas relativos à alfabetização e ao ensino de língua portuguesa, com ênfase em aspectos como conhecimentos dos aprendizes, saberes e práticas dos professores, propostas curriculares e recursos didáticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-04-29

Como Citar

DA SILVA, A. Mudanças no ensino de gramática/análise linguística: com a palavra, os professores. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 25, n. 48, p. 99–113, 2015. DOI: 10.18675/1981-8106.vol25.n48.p99-113. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8442. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos