Produção acadêmica nacional sobre qualidade no ensino fundamental: mapeamento da concepção e seus indicadores

Autores

  • Adriana Dragone Silveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Taís Moura Tavares UFPR
  • Marcos Aurélio Silva Soares Prefeitura Municipal de Araucária-PR

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n48.p80-98

Palavras-chave:

qualidade da educação, ensino fundamental, indicadores de qualidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar a produção acadêmica publicada no Brasil, no período de 1995 a 2012, referente ao tema da qualidade do ensino fundamental. Para uma organização sistemática e qualitativa das referências investigadas, optamos por realizar o levantamento de teses, dissertações e artigos consultando os sítios eletrônicos da Capes, Scielo e Anped. Foram analisados 182 trabalhos por fonte de publicação, ano, instituição de pesquisa, região geográfica de vinculação dos autores, área de concentração das publicações, localidade de pesquisa e os indicadores de qualidade abordados. Na maioria das publicações o enfoque dado sobre a discussão da qualidade da educação ocorre por meio do fluxo e do desempenho educacional dos alunos nas avaliações em larga escala e ênfase na gestão e organização do trabalho escolar. Em alguns trabalhos está explícita a importância do conceito de educação de qualidade relacionar-se às finalidades às quais a educação se destina. Outros trabalhos destacam as condições materiais da escola; valorização dos trabalhadores em educação; a gestão e organização do trabalho pedagógico no interior da escola, assim como recursos adequados como fundantes para a almejada qualidade da educação.

Biografia do Autor

Adriana Dragone Silveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora doutora do Departamento de Planejamento e Administração da Educação, da UFPR e do programa de pós-graduação em educação da mesma instituição.

Taís Moura Tavares, UFPR

Professora doutora do Departamento de Planejamento e Administração da Educação, da UFPR e do programa de pós-graduação em educação da mesma instituição.

Marcos Aurélio Silva Soares, Prefeitura Municipal de Araucária-PR

Pedagogo da Prefeitura Municipal de Araucária-PR e bolsista da pesquisa

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-04-29

Como Citar

SILVEIRA, A. D.; TAVARES, T. M.; SOARES, M. A. S. Produção acadêmica nacional sobre qualidade no ensino fundamental: mapeamento da concepção e seus indicadores. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 25, n. 48, p. 80–98, 2015. DOI: 10.18675/1981-8106.vol25.n48.p80-98. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8450. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos