Repolitização da Gestão Educacional no Brasil: Estratégia de Gestão no Âmbito Público

Autores

  • Katya Lacerda Fernandes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Rosilene Lagares Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n50.p449-459

Palavras-chave:

Estado, Políticas Educacionais, Gestão educacional municipal

Resumo

O objetivo deste ensaio é problematizar a respeito da ressignificação da gestão, mediante a introjeção de um aparato conceitual e procedimental que reifica a lógica privada no interior da gestão pública. A partir da perspectiva do método materialista histórico-dialético, evidencia-se os resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica e documental, acerca dos desdobramentos da reforma estatal iniciada no final do século XX na orientação do processo de gestão municipal da educação na contemporaneidade. Ao apregoar a relação de unidade-distinção entre liberalismo, neoliberalismo e “terceira via”, concluí-se que a confluência entre gestão e gerencialismo expressa um processo de repolitização vinculado à proposta liberal-corporativa de redefinição do Estado, que estabelece em suas bases a reiteração do imbricamento entre as noções de público e privado, o que implica a alteração do sentido do que seja gestão, direito e cidadania. Palavras-chave: Estado. Políticas Educacionais. Gestão educacional municipal.

Biografia do Autor

Katya Lacerda Fernandes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação, Especialista em Administração Pública com "Ênfase em Gestão Universitária" e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da UFT.

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduada em Pedagogia (UFG). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa de Mestrado em Educação da UFT.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-12-22

Como Citar

FERNANDES, K. L.; LAGARES, R. Repolitização da Gestão Educacional no Brasil: Estratégia de Gestão no Âmbito Público. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 25, n. 50, p. 449–459, 2015. DOI: 10.18675/1981-8106.vol25.n50.p449-459. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9680. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê