REGULARIZAÇÃO DE VAZÃO E DISSIPAÇÃO DE ENERGIA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS NA MESORREGIÃO CENTRO OCIDENTAL RIO-GRANDENSE

Autores

  • Danilo Rheinheimer dos SANTOS UFSM/Departamento de Solos
  • André PELLEGRINI Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos. Estrada para Boa Esperança, Km 04 Interior. 85660000 - Dois Vizinhos, PR - Brasil - Caixa-postal: 97105490 Telefone: (46) 35368900 Ramal: 8424
  • Jimmy Walter Rasche ALVAREZ Universidad Nacional de Asunción, Facultad de Ciencias Agrarias, Departamento de Suelo y Ordenamiento Territorial. Ruta Mcal. Estigarribia Km 11 Campus Universitario San Lorenzo, - Paraguai
  • Ivan Renato Cardoso KROLOW UFSM/Departamento de Solos
  • Viviane CAPOANE UFSM/Departamento de Solos
  • Daniela da Rocha Vitória KROLOW UFSM/Departamento de Solos

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v36i3.10970

Palavras-chave:

Produção de sedimento, Erosão hídrica, Zona ripária.

Resumo

As ações antrópicas determinam as condições de superfície e alteram as proporções de uso e manejo do solo em bacias hidrográficas. O uso de coeficientes que consideram variáveis hidrossedimentológicas para avaliar a interação homem-meio pode ser a forma eficaz de quantificar os impactos da ação do Homem no meio. O objetivo deste trabalho foi avaliar as condições de superfície proporcionadas pela interação homem-meio através da regularização de vazão e da dissipação de energia em duas pequenas bacias hidrográficas em áreas de assentamentos de reforma agrária (diferentes formas de proteção das áreas ripárias) no Rio Grande do Sul. Na pequena bacia com maior cobertura por mata ciliar, os coeficientes apontaram para maior regularização da vazão, porém menor dissipação de energia erosiva que, pela degradação dos extratos inferiores da mata (acesso livre aos bovinos), compromete a capacidade de retenção de sedimentos comparativamente a outra pequena bacia, cujas regiões próximas aos cursos d’água predominam áreas úmidas; o escoamento superficial gerado nas áreas de lavoura foi atenuado pela área de mata na bacia maior e potencializado pelas áreas úmidas na bacia menor.

Biografia do Autor

Danilo Rheinheimer dos SANTOS, UFSM/Departamento de Solos

Membro da Academia Francesa de Agricultura. Diretor-Presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul durante o período 2011/2014. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Eu sou filho de pequenos agricultores. Permaneci trabalhando na roça até ingressar na Agronomia em 1984. Graduei-me em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1988). Eu fiz mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Eu fiz pós-doutorado no INRA-Versailles/França em 2005-2006, cujo tema foi a transferência de metais pesados ao lençol freático. Após meu mestrado fui trabalhar na Universidade de Santa Catarina, onde permaneci até meados de 1994. Lá ministrei aulas de Química Analítica, Introdução à Ciência do Solo e Fertilidade do Solo. Em maio de 94 ingressei na Universidade Federal de Santa Maria, ministrando aulas na Graduação em Agronomia, Engenharia Floresta, Zootecnia e Agricultura Familiar e Sustentabilidade. Atualmente sou Professor Associado e sou pesquisador ID do CNPq. Eu sou o Diretor-Presidente do Núcleo de Estudos em Solos e Água na Agricultura Familar. Esse núcleo é composto por mais de 20 Entidades ligadas à Agricultura Familiar Brasileira. Eu sou o coordenador do Grupo de Pesquisa "Biogeoquímcia e Produtividade do Solo". Atuo no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, cujos projetos estão concentrados nas linhas de pesquisas (a) Transferência de elementos químicos do sistema terrestres aos manancias aquáticos e (b) Dinâmica de nutrientes e elementos tóxicos e recomendação de adubação e calagem. Eu tenho experiência na área de Agronomia, especialmente, na Agricultura Familiar, com ênfase na biogeoquímica dos elementos e na contaminação ambiental.

André PELLEGRINI, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos. Estrada para Boa Esperança, Km 04 Interior. 85660000 - Dois Vizinhos, PR - Brasil - Caixa-postal: 97105490 Telefone: (46) 35368900 Ramal: 8424

Possui graduação em Agronomia (2003) e em Formação de Professores para Educação Profissional (2010) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado (2006) e doutorado (2013) em Ciência do Solo pela mesma instituição (UFSM). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus de Dois Vizinhos. Atua da área de Física do Solo e Manejo de Bacias Hidrográficas, nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.

Jimmy Walter Rasche ALVAREZ, Universidad Nacional de Asunción, Facultad de Ciencias Agrarias, Departamento de Suelo y Ordenamiento Territorial. Ruta Mcal. Estigarribia Km 11 Campus Universitario San Lorenzo, - Paraguai

Possui graduação em Ingeniería Agronomica - Universidad Nacional de Asunción (2000) e Mestrado em Ciência do solo- Universidade Federal de Santa Maria (2004), atualmente se encontra realizando o Doutorado em Ciência do Solo na UFSM. Atualmente é professor e pesquisador - Universidad Nacional de Asunción, atuando principalmente em tema relacionado a Fertilização de cultivos anuais.

Ivan Renato Cardoso KROLOW, UFSM/Departamento de Solos

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2007) e Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Pós doctor Junior Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fertilidade e manejo do solo, seleção, produção e manejo de forrageiras e hortaliças em sistema aberto, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação e manutenção da fertilidade do solo, estudo de impactos ambientais oriundos da exploração agropecuária em espécies da macro e mesofauna do solo e melhoramento vegetal - hortaliças.

Viviane CAPOANE, UFSM/Departamento de Solos

Geógrafa e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009; 2013). Mestre em Ciência do Solo pela mesma instituição (2011). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é estudante de Pós-Doutorado Júnior no Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria. Participa de projetos no grupo de pesquisa - Ciclos Biogeoquímicos e Produtividade do Solo, na linha de pesquisa -Transferência de elementos dos sistemas terrestres para os aquáticos. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Geotecnologias; Sistemas de Informação Geográfica aplicados ao monitoramento ambiental; erosão e sedimentação; química do solo; qualidade da água e sedimentos em bacias hidrográficas agrícolas; geoquímica ambiental.

Daniela da Rocha Vitória KROLOW, UFSM/Departamento de Solos

Possui Graduação em Agronomia pela FAEM/UFPel (2003), Formação pedagógica em Biologia - Licenciatura pelo Centro Universitário Claretiano (2013), Mestrado em Agronomia - Ciência do solo, pela FAEM/UFPel (2005) e doutorado em Agronomia - Produção vegetal, FAEM/UFPel (2009). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Solo e Produção Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e conservação do solo, biologia do solo, tratamento de resíduos orgânicos e sistemas de produção ecológicos. Experiência profissional em Administração em Agroindústria. Docência de Graduação e Pós-Graduação. Tutoria no curso Técnico em Agroindústria EAD.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Edição

Seção

Artigos