A prática do futebol feminino no ensino fundamental

Autores

  • Osmar Moreira de Souza Júnior Universidade Estadual Paulista
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5016/6489

Palavras-chave:

Futebol. Feminino. Educação física. Escolar. Gênero.

Resumo

Um dos principais empecilhos para a expansão da prática do futebol feminino no Brasil refere-se ao discurso preconceituoso e estereotipado que predominou durante o último século. Para manter as mulheres afastadas da prática do futebol foram utilizados argumentos de caráter biológico, cultural e psicológico. Na Educação Física Escolar, enquanto o futebol constituía-se no principal, quando não o único, conteúdo das aulas dos meninos, às meninas eram oferecidos jogos e brincadeiras infantis e entre as modalidades esportivas podia-se encontrar o voleibol, o basquetebol e o handebol. O presente estudo teve por objetivo analisar a situação do futebol feminino dentro do contexto escolar no Ensino Fundamental, procurando identificar quais são as modalidades oferecidas e qual a expectativa das alunas quanto a esta prática. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário a 70 alunas de 7. ª série do Ensino Fundamental, 5 de cada uma das 14 escolas da rede estadual do município de Rio Claro, SP. Os resultados indicaram que o futebol tem sido praticado pelas meninas na escola, sendo que 87,14% das alunas participantes deste estudo afirmaram já ter experienciado o futebol nas aulas de Educação Física. Porém, os meninos ainda dominam amplamente os espaços destinados à prática esportiva, especificamente o futebol na escola, de acordo com 88,57% das alunas. Quanto à preferência esportiva das meninas participantes do estudo, observa-se que o voleibol (53,52%) aparece como o esporte predileto, seguido pelo futebol (39,43%), havendo uma grande diferença entre estes dois e o handebol (4,22%) e o basquetebol (2,81%). Conclui-se que o futebol feminino passou a fazer parte do contexto escolar, embora a ocupação dos espaços destinados à prática esportiva ainda sejam predominantemente masculinas.

Biografia do Autor

Osmar Moreira de Souza Júnior, Universidade Estadual Paulista

possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus de Rio Claro) em 1992, especialização em Fundamentos sócio-culturais da Educação Física em 1996 pela Unesp e mestrado em Ciências da Motricidade, na linha de pesquisa de Educação Física escolar, também pela Unesp de Rio Claro em 2003, tendo como título da dissertação "Co-educação, futebol e Educação Física escolar". Atualmente é doutorando do Programa de Educação Física da FEF-Unicamp, na área de concentração Educação Física e Sociedade, na qual sob a orientação da professora Dra. Heloisa H. Baldy dos Reis estuda o futebol feminino no Brasil. É professor assistente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É co-autor do livro "Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola" pela editora Papirus em co-autoria com a professora Dra. Suraya C. Darido. É vice-líder do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF-Unesp de Rio Claro) e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Futebol (GEF-Unicamp). Tem experiência na área de Educação Física escolar, tendo atuado como professor e coordenador de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio em um colégio particular durante 11 anos (1997-2008) e no Ensino Superior em cursos de graduação e pós-graduação, nos quais atua desde 2002. Principais áreas de atuação: Educação Física escolar, organização curricular, sociologia do esporte, futebol e gênero.

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Trabalha na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 1987 e coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e avaliação de materiais didáticos, temas transversais, esporte educacional, organização curricular, conteúdos e avaliação.

Downloads

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>