Educação Física no ensino médio: reflexões e ações

Autores

  • Suraya Cristina Darido Departamento de Educação Física - UNESP - Campus Rio Claro, coordenadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos - Educação Física / Esporte.
  • Zenaide Galvão Profa. Mestre, membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos - Educação Física / Esporte Escolar e Profa. da Unicastelo/SP
  • Lilian Aparecida Ferreira Mestranda do Curso de Ciências da Motricidade Humana - UNESP - Rio Claro e membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos - Educação Física / Esportes. Profa. da Unirp/RP.
  • Giovanna Fiorin Professora de Educação Física da rede pública da cidade de Americana e membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos - Educação Física / Esportes

DOI:

https://doi.org/10.5016/8728

Palavras-chave:

Educação Física escolar e ensino médio

Resumo

O presente estudo procurou analisar alguns aspectos concernentes ao ensino da Educação Física no ensino médio; o horário da disciplina dentro do currículo da escola, as dificuldades enfrentadas pelos professores e os pedidos de dispensas das aulas. Para atingir tais propósitos, 30 professores do interior do Estado de São Paulo foram consultados através de um questionário. Os resultados deste estudo mostraram que os professores entendem que a Educação Física deva ser conduzida no mesmo período das demais disciplinas, pois facilita a democratização do acesso dos alunos, que as maiores dificuldades dos professores residem na falta de interesse dos alunos do ensino médio e da falta de habilidade dos mesmos e, quanto ao número de pedidos de dispensa, com a disciplina no mesmo horário das demais, este número gira em torno de 6% dos alunos matriculados no ensino médio.

Biografia do Autor

Suraya Cristina Darido, Departamento de Educação Física - UNESP - Campus Rio Claro, coordenadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos - Educação Física / Esporte.

Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Trabalha na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 1987 e coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e avaliação de materiais didáticos, temas transversais, esporte educacional, organização curricular, conteúdos e avaliação.

Zenaide Galvão, Profa. Mestre, membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos - Educação Física / Esporte Escolar e Profa. da Unicastelo/SP

Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto (1985), Especialização em Educação Física Escolar pela UNICAMP (1992), Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e cursa o Doutorado em Estudos da Criança na Universidade do MInho em Braga - Portugal. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, pratica pedagógica, formação profissional, temas transversais e estudo e ensino.

Lilian Aparecida Ferreira, Mestranda do Curso de Ciências da Motricidade Humana - UNESP - Rio Claro e membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos - Educação Física / Esportes. Profa. da Unirp/RP.

Licenciatura Em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (1995), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Foi coordenadora e vice-coordenadora do curso de licenciatura em Educação Física da UNESP/Bauru no período de 2006 até 2009. Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: dimensões didático-pedagógicas do ensino, formação de professores, pedagogia dos esportes coletivos.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>