Importância da educação para a sustentabilidade na formação do técnico em edificações:

reflexões a partir das práticas pedagógicas adotadas no IFBA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2023-17147

Resumo

O atual mercado de trabalho do técnico em edificações busca um profissional com conhecimentos e saberes relacionados aos processos construtivos, propiciadores de assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores, bem como favoráveis à compreensão e aplicação das normas técnicas e competências pertinentes à sustentabilidade do processo produtivo. Neste sentido, é fundamental promover práticas pedagógicas inovadoras que promovam a formação holística. O presente estudo teve como objetivo analisar as concepções da formação profissional e as práticas pedagógicas no currículo do curso técnico em edificações ofertado pelo IFBA. Esta pesquisa se caracteriza como estudo qualitativo, de caráter documental, com estudo de caso. A coleta de dados analisou 8 campi através de dados primários e secundários. Os resultados mostram que as temáticas e práticas analisadas são um processo ainda fragmentado e em construção e que, quando surgem, estão incorporados de forma desvinculada do conjunto de disciplinas técnicas e, em algumas situações, distantes do eixo tecnológico do curso.

Biografia do Autor

Sandra Cunha Gonçalves, UFSB / IFBA

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biossistemas na Universidade Federal do Sul da Bahia. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Especialista em Engenharia de Estruturas em Concreto. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana.  Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Milton Ferreira da Silva Junior, UFSB

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Desenvolvimento e Gestão Ambiental pela Gesellschaft Fur Technische Zusammenarbeit GTZ, Alemanha. Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente da Universidade Federal do Sul da Bahia e Docente Colaborador do Programa de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

2023-09-28