Observação de Aves: (Re)Sensibilização ao meio como princípio para uma Educação Ambiental efetiva

Autores

  • Danila Syriani Veluza UFPR
  • Juliana Rechetelo UFPR
  • Patrícia Barbosa Pereira UFPR

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2022-15516

Resumo

O consumismo e a agressão ao meio ambiente são algumas ações antrópicas emergentes da dicotomia ser humano-natureza, reforçada ao longo da nossa história. Compreendendo que as aves podem promover uma reaproximação ao meio, essencial na formação efetiva de um sujeito ecológico, este estudo - qualitativo, teórico e descritivo - busca discutir, a partir de um levantamento de pesquisas anteriores, como a observação e o estudo das aves podem servir de subsídios para uma Educação Ambiental que reaproxime os pares, em espaços formais e não-formais. Nessa posição, a observação de aves se destaca como uma atividade contextualizada, e potencial, na promoção de uma necessária (re)sensibilização em relação ao meio ambiente.

Biografia do Autor

Danila Syriani Veluza, UFPR

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2015-19). Foi bolsista de iniciação científica no Instituto Carlos Chagas - ICC/Fiocruz (2015-2018) no laboratório de Genômica Funcional. Em 2018-19, desenvolveu sua monografia no departamento de Zoologia de Vertebrados da UFPR (Curitiba/PR) junto ao departamento de Gestão Ambiental da UFPR Litoral. Seu projeto de pesquisa envolveu o comportamento e ecologia de aves em ambiente de manguezal no Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP-PR). Em paralelo, desenvolveu pesquisa em educação ambiental junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) da UFPR, envolvendo a observação e estudo das aves, o qual resultou na produção de material paradidático regionalizado sobre o tema. Em 2020, já como bióloga, atuou como pesquisadora voluntária em projeto de conservação da INCAB (Iniciativa Brasileira de Conservação das Antas Brasileiras) no Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD) em Teodoro-Sampaio/PR, coordenado pela Dra. Patricia Medici. Atualmente atua como assistente de campo no projeto Ecology of Plant and Hummingbird Interactions (EPHI), com atividades no Parque Nacional de Itatiaia e na RPPN Alto Montana - MG. 

Juliana Rechetelo, UFPR

PhD em Ciências Ambientais pela James Cook University (JCU - Austrália) reconhecido pelo programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná; mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos e graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela mesma instituição. Experiência na área de Ecologia, Zoologia e Conservação (ornitologia), atuando principalmente nos seguintes temas: uso/seleção do habitat, movimento animal (radio-tracking), biologia reprodutiva, conservação de espécies ameaçadas, monitoramento de avifauna. Colaboradora do Laboratório de Ornitologia da UFPR.

Patrícia Barbosa Pereira, UFPR

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Setor de Educação. Nesta instituição é também credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e seu ensino/pesquisa, prioritariamente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Linguagem, Estudos Decoloniais e Interculturalidade no Ensino de Ciências/Biologia. Coordena o LIDEC - Laboratório de Estudos de Interculturalidade, Discursos e Decolonialidades na Educação. Nos últimos anos tem também se dedicado à formação inicial e continuada de professores de Ciências e/ou Biologia, participado de projetos relacionados à Educação de Jovens e Adultos, além do ensino dessas mesmas disciplinas, nos níveis Médio e Fundamental de ensino.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos