Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local

Autores

  • Humberto Perinelli Neto IBILCE/UNESP
  • Rodrigo Ribeiro Paziani Fundação Educacional de Fernandópolis
  • Rafael Cardoso de Mello FABAN/UNIESP

Palavras-chave:

Prática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-história.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais – no caso, o cinema – o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História.

Downloads

Publicado

2012-04-13

Como Citar

PERINELLI NETO, H.; PAZIANI, R. R.; MELLO, R. C. de. Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 39, p. 56–79, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos