Atividades de aventura e educação ambiental como foco nos periódicos da área de Educação Física

Autores

  • Juliana de Paula Figueiredo Professora Assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID.
  • Gisele Maria Schwartz Professora Livre Docente da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, Departamento de Educação Física.

DOI:

https://doi.org/10.5016/5323

Palavras-chave:

Educação Física. Atividades de Aventura. Educação Ambiental.

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, objetivou analisar os artigos que tratam sobre as diferentes abordagens e estratégias metodológicas relacionando as temáticas atividades de aventura e educação ambiental, em periódicos da área de Educação Física. A pesquisa exploratória foi realizada nos periódicos da área com estrato “A”, na avaliação WebQualis CAPES 2011. Os resultados evidenciam que esta relação é pouco explorada na área e os estudos privilegiam apenas alguns aspectos, necessitando, assim, novas reflexões.

Biografia do Autor

Juliana de Paula Figueiredo, Professora Assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID.

Mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP/Rio Claro-SP (2012). Graduada em Educação Física (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009). Membro pesquisadora do LEL (Laboratório de Estudos do Lazer), do Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, UNESP/Rio Claro-SP e Membro pesquisadora do LAPLAF (Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física) do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da UDESC.

Gisele Maria Schwartz, Professora Livre Docente da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, Departamento de Educação Física.

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista (2004). Pós-Doutorado na Université du Québec à Trois-Rivières (2011). Professor Adjunto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com atuação no Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade, linha de pesquisa Estados Emocionais e Movimento e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, linha de pesquisa Tecnologias, Corpo e Cultura, atuando, principalmente, com os seguintes temas: psicologia do lazer, atividades de aventura, ambiente virtual, e-tourism, educação física, atitude e conduta lúdicas, gestão da informação sobre lazer. Coordenadora do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer.

Downloads

Publicado

2013-05-24

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>