A expressividade na dança: visão do profissional

Autores

  • Maria Graziela Mazziotti Soares da Silva Licenciada em Educação Física, Departamento de Educação Física, IB/Unesp, Rio Claro, SP
  • Gisele Maria Schwartz Departamento de Educação Física, IB/Unesp, Rio Claro, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/8732

Palavras-chave:

Expressão, dança, procedimentos pedagógicos.

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo verificar como o conteúdo expressivo é inserido em aulas de dança em academias, na visão dos profissionais da área e foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira uma revisão de literatura sobre as definições, procedimentos pedagógicos e objetivos relativos às temáticas da dança e expressividade, e a segunda referente a uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário com perguntas abertas, aplicado aos professores de dança das academias da Cidade de Rio Claro, S.P. Os dados coletados foram analisados descritivamente, através de análise de conteúdo e indicam que a expressividade fica em segundo plano, em função de uma possível prioridade dada ao trabalho técnico, indicando uma dissonância entre a atitude positiva dos próprios profissionais em relação à aceitação do valor da expressividade na dança, e a ação pedagógica, na qual é observada a ausência de trabalho especificamente expressivo.

Biografia do Autor

Gisele Maria Schwartz, Departamento de Educação Física, IB/Unesp, Rio Claro, SP

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista (2004). Pós-Doutorado na Université du Québec à Trois-Rivières- Canadá (2011). Visiting Fellow na University of Birmingham-Reino Unido (2013). Professor Adjunto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com atuação no Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade, linha de pesquisa Educação Física, Esporte e Lazer e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, linha de pesquisa Tecnologias, Corpo e Cultura, atuando, principalmente, com os seguintes temas: psicologia do lazer, atividades de aventura, ambiente virtual, e-tourism, educação física, atitude e conduta lúdicas, gestão da informação sobre lazer. Coordenadora do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>