Concordância entre o Questionário de Estágio de Mudança de Comportamento e IPAQ.

Autores

  • Priscila Missaki Nakamura Pos-doutorado no Programa de Epidemiologia, Universidade Federal de Pelotas, RS
  • Camila Bosquiero Papini Departamento de Educação Física- IB/Unesp, Rio Claro, SP
  • Inaian Pignatti Teixeira Departamento de Educação Física- IB/Unesp, Rio Claro, SP
  • Emerson Sebastião Universidade de Illinois, Departamento de Kinesiology and Community Health, Urbana-Champaign, IL
  • Sebastião Gobbi Departamento de Educação Física- IB/Unesp, Rio Claro, SP
  • Kelly Lynn Cordeira Currently work in Center for Disease Control and Prevention at Atlanta.
  • Eduardo Kokubun Departamento de Educação Física- IB/Unesp, Rio Claro, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/6719

Palavras-chave:

Avaliação atividade física. Idosos. Adultos. Comportamento para atividade física.

Resumo

Devido à baixa prática de atividade física no mundo, identificar instrumentos que possam avaliar o nível de (AF), além de necessário, podem ajudar no desenvolvimento de intervenções para promoção da AF. Objetivo deste estudo foi analisar a concordância entre o Questionário de Estágio de Mudança de Comportamento (QEMC) e o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ- versão longa) em avaliar o tempo de atividade física no lazer (AFL). Para avaliar o nível de AFL, 1.588 adultos responderam IPAQ e participantes que realizaram mais de 10 min/ sem foram classificados como ativos. Através do QEM os indivíduos foram classificados no estágio de ação ou manutenção e os inativos classificados no precontemplação, contemplação ou preparação. Concordância entre QEMC e o IPAQ foi 0,80, para as mulheres de 0,82, homens 0,77, adultos e adultos meia idade 0,81 e idosos 0,77. QEMC apresentou boa concordância com IPAQ para avaliar a AFL.

Biografia do Autor

Priscila Missaki Nakamura, Pos-doutorado no Programa de Epidemiologia, Universidade Federal de Pelotas, RS

Formada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (2003), mestrado em Biodinâmica da Motricidade Humana na Universidade Estadual Paulista (2007), doutorado em Biodinâmica da Motricidade Humana na Universidade Estadual Paulista (2012) e pós doutorado na Universidade Federal de Pelotas (2013). Atualmente é revisora da revista brasilieira de cineantropometria e performance humana, revista brasileira de atividade física e saúde, perceptual and motor skills e a Motriz. Tem experiência na área de educação física, com enfâse em Fisiologia do Exercício, epidemiologia e Atividade Física e Saúde.

Camila Bosquiero Papini, Departamento de Educação Física- IB/Unesp, Rio Claro, SP

Formada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (2006) e mestrado em Biodinâmica da Motricidade Humana na Universidade Estadual Paulista (2009). Atualmente, é alunda de doutorado em Biodinâmica da Motricidade Humana na Universidade Estadual Paulista. Tem experiência na atividade física e saúde e fisiologia do exercício.

Inaian Pignatti Teixeira, Departamento de Educação Física- IB/Unesp, Rio Claro, SP

Formado em Educação Física na Universidade Federam de Uberlândia (2008) e mestrado em Biodinâmica da Motricidade Humana na Universidade Estadual Paulista (2012). Atualmente é aluno de doutorado em Biodinâmica da Motricidade Humana na Universidade Estadual Paulista. Tem experiência em biomecânica, musculação, atividade física e saúde e fisiologia do exercício.

Emerson Sebastião, Universidade de Illinois, Departamento de Kinesiology and Community Health, Urbana-Champaign, IL

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - campus Rio Claro (2006). Mestre em Ciências da Motricidade - Biodinâmica da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - campus Rio Claro (2009). Atualmente é aluno de doutorado, orientado pelos professores Prof. Dr. Wojtek Chodzko Sajko and Dra. Andiara Schwingel na University of Illinois em Urbana Champaign, College of Applied Health Sciences - Department of Kinesiology and Community Health. Trabalha na temática da Epidemiologia da Atividade Física, Envelhecimento e Saúde com foco de pesquisa em: nível de atividade física, barreiras, estágio de mudança de comportamento, capacidade funcional, patologias e gastos com saúde. Em 2008 coordenou o Grupo de Estudos em Atividade Física para Terceira Idade (GEAFIT) e em 2010 foi professor substituto junto ao Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências - UNESP - campus Rio Claro.

Sebastião Gobbi, Departamento de Educação Física- IB/Unesp, Rio Claro, SP

Possui graduação como Instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1975), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), doutorado em Kinesiology - University of Waterloo (1996) e livre-docência pela UNESP (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em Rio Claro - SP, desenvolvendo atividades: a) de ensino na graduação e pós-graduação; b) de extensão nos projetos Núcleo UNESP-UNATI, Atividade Física para a Terceira Idade Idosos (PROFIT), Atividade Física para para pacientes com doenças de Alzheimer; c) de pesquisa como coordenador do Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento (LAFE) desenvolvendo projetos na área de Atividade Física e Saúde, particularmente sobre a relação atividade física x doenças crônicas x capacidade funcional x envelhecimento. É bolsista de produtividade do CNPq.

Kelly Lynn Cordeira, Currently work in Center for Disease Control and Prevention at Atlanta.

Atualmente, trabalha no Centro de Controle e Prevenção de Doenças em Atlanta.

Eduardo Kokubun, Departamento de Educação Física- IB/Unesp, Rio Claro, SP

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho onde exerce o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação desde janeiro de 2013. Coordena o Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde, onde desenvolve pesquisas relacionadas aos benefícios da atividade física para a saúde, em especial na elaboração de protocolos de intervenção no setor público. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ- 1C.

Downloads

Publicado

2013-11-25

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>