Análise de deslocamentos em partidas de basquetebol e de futebol de campo: estudo exploratório através da análise de séries temporais

Autores

  • Eduardo Kokubun Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro.
  • Renato Molina Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro.
  • Glydistone E. de Oliveira Ananias Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro.

DOI:

https://doi.org/10.5016/6509

Palavras-chave:

Velocidade de deslocamento em partida. Séries de Fourier. Basquetebol. Futebol de campo.

Resumo

Durações e intensidades de períodos de esforço e de pausa são importantes determinantes da demanda fisiológica no exercício. As técnicas de análise dos deslocamentos em esportes com bola, apesar de serem objeto de muitas investigações, não tem conseguido refletir apropriadamente o padrão de intermitência da atividade. Neste estudo, a velocidade de deslocamentos de uma equipe de basquetebol e outra de futebol de campo foi analisada através de séries de Fourier. As velocidades instantâneas de deslocamentos (Vt) em cada segundo (t) da partida foram determinadas através de videografia e análise em computador. Foram calculadas, dentre outras variáveis, o desvio padrão e a média móvel em 60 s (VMt) da Vt , a correlação de Pearson entre a VMt e t. Foi também calculado o periodograma da Vt através da transformada rápida de Fourier normalizado para o número de observações em partida (amplitude da velocidade na késima frequência: AVk). O desvio padrão da Vt foi maior no basquetebol, o r foi negativo e significativamente menor no futebol. A análise da VMt indicou um padrão periódico em ambas partidas. O exame da AVk mostrou que no basquetebol havia periodicidade nos deslocamentos em ciclos de 12, 26 e 96 s e no futebol de 140, 209 e 1037s. Conjuntamente esses resultados indicam que: a) o basquetebol apresenta maior intermitência do que o futebol com durações de esforços mais curtos; b) no futebol há tendência à diminuição da velocidade de deslocamento na partida; c) os deslocamentos nos dois tipos de partida apresentam flutuações não periódicas compatíveis com a característica da modalidade e d) a técnica de análise de séries temporais pode ser uma ferramenta útil para a descrições de deslocamentos em partida.

Biografia do Autor

Eduardo Kokubun, Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordena o Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde, onde desenvolve pesquisas relacionadas aos benefícios da atividade física para a saúde, em especial na elaboração de protocolos de intervenção no setor público.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)