O corpo: início do processo de desenvolvimento do pensamento espacial

Auteurs-es

Résumé

A tomada de consciência da criança com o espaço inicia-se ainda no útero materno, em uma dinâmica de registro cerebral de percepções de experiências. Após o nascimento, essa relação se intensifica e, progressivamente, irá ganhando significação e contornos, possibilitando um nível de envolvimento mais profundo com o meio, em um processo de apropriação da cultura, de humanização. Ao analisar os processos envolvidos nesta dinâmica, é notório o entrelaçamento de vários elementos ou aspectos fundantes da consciência espacial na criança, contexto no qual o conhecimento e domínio do próprio corpo se destacam como ponto central nesta construção na educação infantil, em uma dinâmica corpo-espaço-território.

Bibliographies de l'auteur-e

José Gilberto de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Rio Claro

Professor Titular do Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental (DGPA) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Rio Claro. Também é Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe da UNESP, Campus São Paulo – Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI).

Andréia Cristiane Silva Wiezzel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita FIlho" (UNESP), Campus Presidente Prudente

Professora Doutora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), Campus Presidente Prudente. Desenvolve pesquisas sobre formação docente e desenvolvimento emocional infantil. Integra colegiados institucionais e coordena atividades acadêmicas, incluindo a liderança do Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Educação Infantil (PROFEI) e atuação no Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Primeira Infância (GEPPI), ambos na UNESP de Presidente Prudente, além do Grupo de Estudos do Laboratório de Análise Espacial em Políticas Públicas (LAPP), na UNESP de Rio Claro.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-01

Numéro

Rubrique

Artigos