O corpo: início do processo de desenvolvimento do pensamento espacial

Autores

Resumo

A tomada de consciência da criança com o espaço inicia-se ainda no útero materno, em uma dinâmica de registro cerebral de percepções de experiências. Após o nascimento, essa relação se intensifica e, progressivamente, irá ganhando significação e contornos, possibilitando um nível de envolvimento mais profundo com o meio, em um processo de apropriação da cultura, de humanização. Ao analisar os processos envolvidos nesta dinâmica, é notório o entrelaçamento de vários elementos ou aspectos fundantes da consciência espacial na criança, contexto no qual o conhecimento e domínio do próprio corpo se destacam como ponto central nesta construção na educação infantil, em uma dinâmica corpo-espaço-território.

Biografia do Autor

José Gilberto de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Rio Claro

Professor Titular do Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental (DGPA) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Rio Claro. Também é Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe da UNESP, Campus São Paulo – Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI).

Andréia Cristiane Silva Wiezzel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita FIlho" (UNESP), Campus Presidente Prudente

Professora Doutora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), Campus Presidente Prudente. Desenvolve pesquisas sobre formação docente e desenvolvimento emocional infantil. Integra colegiados institucionais e coordena atividades acadêmicas, incluindo a liderança do Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Educação Infantil (PROFEI) e atuação no Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Primeira Infância (GEPPI), ambos na UNESP de Presidente Prudente, além do Grupo de Estudos do Laboratório de Análise Espacial em Políticas Públicas (LAPP), na UNESP de Rio Claro.

Downloads

Publicado

2025-12-01

Edição

Seção

Artigos