Do verde ao cinza? A história da cobertura vegetal em Corumbá IV contada pelo NDVI

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5016/geografia.v50i1.19394

Résumé

A vegetação do cerrado desempenha um papel fundamental na conservação dos recursos hídricos, favorecendo o aumento da biodiversidade em áreas florestadas. Para a conservação dos recursos naturais, são necessários estudos que mostrem espacialmente a evolução e a distribuição da vegetação. Este artigo concentra-se na identificação das mudanças na cobertura vegetal nas proximidades do Lago Corumbá IV, causadas por atividades humanas na paisagem e monitoradas por meio de imagens de satélite e do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). A área de estudo abrangeu 1200 metros a partir das margens do Lago Corumbá IV, com base nas imagens dos satélites Landsat 5 para os anos de 2002, 2006 e 2011, e Landsat 8 para 2016 e 2022. Os resultados apontam para fragmentação e redução das áreas de cerrado em diferentes períodos, evidenciando um padrão de degradação ambiental na paisagem estudada.

Bibliographies de l'auteur-e

Anderson Muzzolon, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná. Atualmente é professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).

Ruth Elias de Paula Laranja, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (GEA/UnB). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Realizou pós-doutorado pela Universidade do Porto (Portugal). Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: avaliação e impacto ambiental, gestão ambiental, biogeografia, áreas degradadas, ensino de Geografia e Geografia da Saúde.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-29

Numéro

Rubrique

Artigos