Do verde ao cinza? A história da cobertura vegetal em Corumbá IV contada pelo NDVI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/geografia.v50i1.19394

Resumo

A vegetação do cerrado desempenha um papel fundamental na conservação dos recursos hídricos, favorecendo o aumento da biodiversidade em áreas florestadas. Para a conservação dos recursos naturais, são necessários estudos que mostrem espacialmente a evolução e a distribuição da vegetação. Este artigo concentra-se na identificação das mudanças na cobertura vegetal nas proximidades do Lago Corumbá IV, causadas por atividades humanas na paisagem e monitoradas por meio de imagens de satélite e do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). A área de estudo abrangeu 1200 metros a partir das margens do Lago Corumbá IV, com base nas imagens dos satélites Landsat 5 para os anos de 2002, 2006 e 2011, e Landsat 8 para 2016 e 2022. Os resultados apontam para fragmentação e redução das áreas de cerrado em diferentes períodos, evidenciando um padrão de degradação ambiental na paisagem estudada.

Biografia do Autor

Anderson Muzzolon, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná. Atualmente é professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).

Ruth Elias de Paula Laranja, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (GEA/UnB). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Realizou pós-doutorado pela Universidade do Porto (Portugal). Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: avaliação e impacto ambiental, gestão ambiental, biogeografia, áreas degradadas, ensino de Geografia e Geografia da Saúde.

Downloads

Publicado

2025-12-29

Edição

Seção

Artigos