REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA DO CAMPO EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n56.p475-492Palavras-chave:
Política, Educação de Tempo Integral, Educação do CampoResumo
O texto visa compreender como a política de Educação em tempo Integral foi implementada em cinco escolas do campo em Santarém-Pará, e de que forma tem influenciado no rendimento escolar dos alunos. A pesquisa é caracterizada como de natureza qualitativa, seguida de pesquisa de campo, quanto aos sujeitos, foram entrevistados cinco grupos de indivíduos (Professores, Monitores, Pais, Diretores e Coordenadora Mais Educação). Os instrumentos de coleta de dados partiram da aplicação de entrevistas semiestruturadas, que foram organizadas em categorias e interpretadas através da técnica de análise de conteúdo. O estudo reflete sobre a implementação da política de educação integral no município, por meio do Programa Mais Educação - PME. Os resultados preliminares indicam que o programa representa uma ocupação para os alunos no sentido de tirá-los da ociosidade, bem como melhor rendimento acadêmico depois de participarem do programa. Indicam que persistem problemáticas na relação entre professores e voluntários do programa, na relação espaço-tempo, bem como na conexão entre as atividades pedagógicas do tempo escolar e tempo ampliado. O texto analisa essas problemáticas e aponta os desafios da implementação da política de educação em tempo integral nas escolas do campo. Palavras – chave: Política. Educação de Tempo Integral. Educação do Campo.Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons