REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA DO CAMPO EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ

  • Clênya Ruth Alves Vasconcelos Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Solange Helena Ximenes-Rocha Universidade Federal do Oeste do Pará
Palavras-chave: Política, Educação de Tempo Integral, Educação do Campo

Resumo

O texto visa compreender como a política de Educação em tempo Integral foi implementada em cinco escolas do campo em Santarém-Pará, e de que forma tem influenciado no rendimento escolar dos alunos. A pesquisa é caracterizada como de natureza qualitativa, seguida de pesquisa de campo, quanto aos sujeitos, foram entrevistados cinco grupos de indivíduos (Professores, Monitores, Pais, Diretores e Coordenadora Mais Educação). Os instrumentos de coleta de dados partiram da aplicação de entrevistas semiestruturadas, que foram organizadas em categorias e interpretadas através da técnica de análise de conteúdo. O estudo reflete sobre a implementação da política de educação integral no município, por meio do Programa Mais Educação - PME. Os resultados preliminares indicam que o programa representa uma ocupação para os alunos no sentido de tirá-los da ociosidade, bem como melhor rendimento acadêmico depois de participarem do programa. Indicam que persistem problemáticas na relação entre professores e voluntários do programa, na relação espaço-tempo, bem como na conexão entre as atividades pedagógicas do tempo escolar e tempo ampliado. O texto analisa essas problemáticas e aponta os desafios da implementação da política de educação em tempo integral nas escolas do campo. Palavras – chave: Política. Educação de Tempo Integral. Educação do Campo.

Biografia do Autor

Clênya Ruth Alves Vasconcelos, Universidade Federal do Oeste do Pará
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
Solange Helena Ximenes-Rocha, Universidade Federal do Oeste do Pará
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Área de atuação: Formação de Professores e Educação do Campo
Publicado
2018-03-21
Como Citar
VASCONCELOS, C. R. A.; XIMENES-ROCHA, S. H. REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA DO CAMPO EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ. Educação: Teoria e Prática, v. 27, n. 56, p. 475-492, 21 mar. 2018.