Atuação de bolsistas didáticos no Instituto de Química-UNESP, campus de Araraquara: características e implicações acadêmicas deste modelo de prática docente para pós-graduandos.

Autores

  • Gabriel Garcia Instituto de Química-UNESP, campus Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n48.p37-53

Palavras-chave:

Bolsista didático, formação acadêmica, pós-graduação, qualidade de ensino.

Resumo

A prática docente pode representar papel fundamental na formação de pós-graduandos, mas também provocar diversas implicações profundas sobre o ambiente acadêmico como um todo dependendo do modelo de atuação empregado em cada instituição. Este trabalho procurou avaliar as características do modelo de atuação de bolsistas didáticos aplicado no Instituto de Química-UNESP, campus de Araraquara, e inferir sobre suas consequências sobre a comunidade acadêmica a partir de pesquisa qualitativa com ex-bolsistas. Observou-se que este modelo de atuação apresenta severa deficiência de mecanismos institucionais de atenuação dos riscos de diminuição da qualidade de ensino de graduação e de comprometimento do desempenho acadêmico em pesquisa de pós-graduandos. Portanto sua manutenção deve necessariamente ser pautada pelo esforço institucional no aprimoramento deste modelo de prática docente, no desenvolvimento e garantia de aplicação destes mecanismos, bem como também pela avaliação regular e criteriosa dos impactos observados sobre a comunidade acadêmica como um todo.

Biografia do Autor

Gabriel Garcia, Instituto de Química-UNESP, campus Araraquara

Exerci toda minha formação acadêmica no Instituto de Química – UNESP, campus Araraquara (período de 2003-2013). Durante a pós-graduação desenvolvi pesquisas na área de Química Analítica e Ambiental, e atualmente me encontro em etapa conclusiva de doutoramento. Paralelamente, por quatro anos fui representante discente em órgãos colegiados (principalmente no conselho do Programa de Pós-graduação em Química) e atuei como bolsista didático durante o ano letivo de 2011. Meu contato com práticas de gestão universitária e minha atuação no ensino de graduação foram fontes de valiosa experiência complementar que alimentaram meu interesse por desenvolvimento de pesquisa em áreas diferentes da minha formação acadêmica formal.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

GARCIA, G. Atuação de bolsistas didáticos no Instituto de Química-UNESP, campus de Araraquara: características e implicações acadêmicas deste modelo de prática docente para pós-graduandos. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 25, n. 48, p. 37–53, 2015. DOI: 10.18675/1981-8106.vol25.n48.p37-53. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7097. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos