Validade do teste de Wingate para a avaliação da performance em corridas de 50 e 200 metros.

Autores

  • Benedito Sérgio Denadai Laboratório de Biodinâmica - Departamento de Educação Física - IB UNESP - Rio Claro -SP
  • Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo Laboratório de Biodinâmica - Departamento de Educação Física - IB UNESP - Rio Claro -SP
  • Mara Lucy Dompietro Ruiz Denadai Departamento de Educação Física - Universidade de Mogi das Cruzes, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/6560

Palavras-chave:

Teste de Wingate. Lactato. Basquetebo. Especificidade.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se o teste de Wingate (TW) apresenta validade para avaliar a performance de corrida anaeróbia (aláctica e láctica) de uma equipe de basquetebol. Doze jogadores de basquetebol (X= 16 anos) realizaram o TW e testes de campo (corrida máxima de 50m e 200m). Após 3, 5, 7, 9 e 11 min. da realização do TW e dos 200m, procedeu-se a coleta de 25 m l de sangue do lóbulo da orelha, sem hiperemia, para a determinação do lactato sanguíneo (YSL 2300 STAT). A Potência de pico (PP) no TW foi significantemente correlacionada com o tempo de 50 m (r = -0,83) e com o pico de lactato sanguíneo após o TW (r = 0,61). A Potência média (PM) no TW também foi significantemente correlacionada com o tempo de 200 m (r = -0,83) e com o pico de lactato sanguíneo após o TW (r = 0,59). Houve correlação significante entre o tempo de 200 m e o pico de lactato sanguíneo após este teste (r = -0,61). As concentrações de lactato sanguíneo, foram significantemente maiores, em todos os minutos de recuperação, após o teste de corrida de 200 m, do que após o TW. Baseado nestes resultados, podemos concluir que embora o TW não utilize o gesto motor específico dos membros inferiores, presentes em muitos esportes (basquetebol, voleibol, futebol), o mesmo pode ser utilizado para a avaliação da performance anaeróbia (aláctica e láctica) obtida durante a corrida por um equipe de jogadores de basquetebol.

Biografia do Autor

Benedito Sérgio Denadai, Laboratório de Biodinâmica - Departamento de Educação Física - IB UNESP - Rio Claro -SP

possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar (1987), mestrado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (1990), doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1992) e livre-docência em fisiologia do exercício pela Universidade Estadual Paulista (1996). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Representante da área de Educação Física junto ao CNPq no período de 2008-2011. Coordenador do Comitê de Assessoramento Multidiciplinar da Saúde no CNPq período de 2010-2011. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: limiar anaeróbio, consumo máximo de oxigênio, cinética do consumo de oxigênio, corrida, ciclismo, lactato e natação.

Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo, Laboratório de Biodinâmica - Departamento de Educação Física - IB UNESP - Rio Claro -SP

Graduado em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP). Mestre e Doutor em Ciências da Motricidade, na Área de Biodinâmica da Motricidade Humana, Linha de Pesquisa: Metabolismo e Exercício, pela UNESP de Rio Claro (SP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Desportos (CDS), Departamento de Educação Física (DEF). Responsável pela disciplina Treinamento Esportivo . Subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Física do CDS, UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Esforço Físico (LAEF, CDS, UFSC), cadastrado na Base de dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Pesquisador vinculado à Linha de Pesquisa Fisiologia do Exercício , com ênfase em performance esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: máxima fase estável de lactato, consumo máximo de oxigênio, cinética do consumo de oxigênio, potência crítica e validação de protocolos de campo e laboratório em diversas modalidades esportivas.

Mara Lucy Dompietro Ruiz Denadai, Departamento de Educação Física - Universidade de Mogi das Cruzes, SP

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo(1980), especialização em Técnica Desportiva Em Basquetebol pela Universidade de São Paulo(1981), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo(1987) e mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo(1995). Atualmente é professor da faculdade de Educação Física de Barra Bonita, professor da Faculdades Integradas de Botucatu e Professor da Faculdade Integração Tietê. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço. Atuando principalmente nos seguintes temas:Pressão arterial; frequência cardíaca; hemorragia.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>