Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental dos Consórcios de Resíduos Sólidos Cearenses, por meio do uso de indicadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2023-16667

Resumo

A Educação Ambiental é uma forte ferramenta de gestão, capaz de auxiliar na mudança de pensamentos e atitudes da sociedade perante as questões ambientais, e as políticas públicas norteiam a execução desse instrumento. Os Planos de Educação Ambiental, por sua vez, sejam eles municipais ou regionais, atuam como políticas públicas e devem ser ferramentas orientadoras de políticas ou planos mais abrangentes, em especial, da Política Nacional de Educação Ambiental. Levando em consideração a existência de consórcios de gestão de resíduos sólidos no estado do Ceará, os municípios consortes há três anos ou mais, para o cumprimento da exigência do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente-IQM, tiveram que enviar seus Planos de Educação Ambiental, com ênfase em resíduos sólidos, à Secretaria do Meio Ambiente do estado. Com o objetivo de avaliar essas políticas públicas de Educação Ambiental, fez-se uma solicitação formal à SEMA, em 2021, para o envio desses planos, por meio do consórcio. A metodologia utilizada para a avaliação, foi análise de conteúdo por meio do uso de indicadores elaborados pela Secretaria Executiva da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental- ANPPEA, de 2019. Os resultados mostraram que as políticas públicas analisadas se caracterizam mais como planos de trabalho voltados ao âmbito ambiental, especificamente com ênfase em resíduos sólidos, uma vez que estão todas estruturadas com metas para atividades, não atendendo muitas das questões inerentes ao embasamento técnico e referencial, detalhado de políticas públicas de Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Isadora Macedo Martins, Universidade Federal do Ceará- UFC

Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará- UFC e Engenheira Ambiental e Sanitarista pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE Câmpus Maracanaú. Foi bolsista de pesquisa do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, de 2017 a 2019. Estagiou na área de saneamento básico da Agência Reguladora do Estado do Ceará- ARCE. Possui experiência na elaboração de relatórios técnicos voltados a estudos e pesquisas acerca dos serviços públicos de saneamento básico. Áreas de interesse abrangem Saneamento Ambiental, Meio Ambiente e Resíduos Sólidos. 

Camila Esmeraldo Bezerra, Universidade Federal do Ceará-UFC

Possui graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará, câmpus Juazeiro do Norte- IFCE (2018). Especialista em Educação Ambiental, pela Universidade Regional do Cariri- URCA (2020). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, pelo Centro Universitário Internacional- UNINTER (2021). Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará- UFC, sendo a Linha de Pesquisa Organização do Espaço e Desenvolvimento Sustentável. Integrante do Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental. Atuou na área de Recursos Hídricos, com enfoque em Análises Físico-Químicas e Microbiológicas de Águas de Abastecimento, Monitoramento de Águas Industriais, Educação Ambiental, Ações Empreendedoras junto as Comunidades e na Gestão de Resíduos Sólidos. Trabalhou no setor de Desenvolvimento Sustentável, na Indústria Grendene S.A. 

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará-UFC

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável. 

Vládia Pinto Vidal de Oliveira, Universidade Federal do Ceará-UFC

Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadora do CNPq na área de Geografia Física. Doutorado em Engenharia Agronômica no Programa Agricultura e Meio Ambiente em Zonas Áridas da Universidade de Almería-Espanha (UAL), convalidado à Geografia Física (UFC). Geóloga (UNIFOR); Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas); Cursos de Pós-graduação em Gerenciamento Costeiro (Labomar/UFC) e Internacionais com bolsa da ONU (CRICYT/Argentina e UNEP /Rússia na temática de Desertificação; Professora de curso de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Geografia (Conceito 6-CAPES) e Programa em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA (Mestrado - UFC e Doutorado em REDE - Conceito 5 da CAPES). Coordenou sub-projetos Internacionais: Ecologia de Paisagens (Programa WAVES/CNPq/BMBF); Projetos do Programa ALFA, representando a UFC em Ecologia de Zonas Áridas-ECOZONAR e Hidroponia no semiárido; Projeto de Cooperação Internacional Pró-África (Cabo Verde). Integrou INNOVATE Project, Brasil-Alemanha, 2012-2016 (BMBF- Alemanha e MCT-Brasil). Coordenou o Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA-UFC (2004-2008 e 2015). Foi a 1ªCoordenadora Geral do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Rede (UFC/UFPI/UFRN/UFPB/UFPE/UFS/UESC (2009-2013); Coordena, atualmente, o mesmo Doutorado (UFC). Editora Chefe na Revista eletrônica REDE - PRODEMA. Coordena o Programa de Mobilidade Internacional CAPES/AULP-UFC/UNICV desde 2014; Lider dos Grupos de Pesquisa do CNPq em Ecodinâmica e Recuperação Ambiental em Áreas Submetidas à Desertificação em Regiões Semiáridas e Observatório de Estudos Ambientais. Faço parte da Comissão das Nações Unidas ?Expert- para Combate à Desertificação. Consultora Ad hoc da Revista Ambiente & Água e Ambiente e Sociedade. Lidera atuando com experiências nas áreas: geociências e agronômica, com ênfase em estudos integrados (geoecologia, zoneamento geoambiental; zoneamento econômico e ecológico); solos na dinâmica de paisagens semiáridas; análise de produtos de sensoriamento remoto, indicadores de degradação/desertificação e planejamento ambiental.

Referências

ALMEIDA, R; HAYASHI, C. R. M. Avaliação empírica de um instrumento de pesquisa socioambiental: a relevância do diagnóstico participativo. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 53, [s.n.], p. 5-24, jan./jun. 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/65703/40505. Acesso em: 11 fev. 2022.

ANJOS, P. A. dos; AMARAL, K. J. do; FISCHER, K. M. Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos Urbanos na perspectiva regional do Paraná. Redes, Santa Cruz, v. 21, n. 2, p. 131-159, maio/ago. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/5570/pdf. Acesso em: 20 set. 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS - ABRELPE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2021. São Paulo: Abrelpe, 2021. Disponível em: https://abrelpe.org.br/panorama-2021/. Acesso: 16 fev. 2022.

BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BIASOLI, S; SORRENTINO, M. Dimensões das Políticas Públicas de Educação Ambiental: A Necessária Inclusão da Política no Cotidiano. Ambiente & Sociedade, São Paulo. v. 21, [s.n], p. 1-18, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/PHWpKWMk9HJtBQdGWbsLxNs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jan. 2022.

BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil de 1988. Brasília: Casa Civil, 1988. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 6938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a política nacional de meio ambiente. Brasília: Casa Civil, 1981. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acesso em: 22 nov. 2023.

BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 22 nov. 2023.

BRASIL. Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília: Casa Civil, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 22 nov. 2023.

CALDERAN, T. B.; MAZZARINO, J. M.; TURATI, L. A potencialidade dos Consórcios Intermunicipais frente à Política Nacional De Resíduos Sólidos: estudo de caso no Corede - Vale Do Taquari, RS, Brasil. Revista Estudo & Debate, Lajeado, v. 24, n. 3, p. 44-66, dez. 2017. Disponível em: http://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1323/1239. Acesso em: 25 out. 2021.

CEDRO, T. A. P.; NUNES, R. C. C. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Perspectiva da Educação Ambiental. Revista Sociedade e Ambiente, Luís Eduardo Magalhães, v. 2, n. 1, p. 34-48, 2021. Disponível em:http://revistasociedadeeambiente.com/index.php/dt/article/view/32/35. Acesso em: 2 fev. 2022.

D’AVILA, E. C. P.; KAPLAN, L.; LAMOSA, R. Os referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas sobre políticas públicas de educação ambiental: articulando e aprofundando os conceitos de Estado, sociedade civil e políticas públicas. Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 85-105, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15128/11639. Acesso em: 1 nov. 2021.

FERNANDES, A. S. A.; PINHEIRO, L. S.; NASCIMENTO, A. B. F. M do.; GRIN, E. J. An analysis of intermunicipal consortia to provide waste services based on institutional collective action. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 54, n. 3, p. 501-523, maio/jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/RFnDLXb6JJ3cK3kL9sBbnjq/?lang=pt. Acesso em: 22 nov. 2023.

FERREIRA, C. F. A.; JUCÁ, J. F. T. Metodologia para avaliação dos consórcios de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais. Engenharia Sanitária e Ambiental, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 513-521, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/esa/a/vZgjCDJfyLhfvZtSBgnsSbL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 nov.2023.

KLEBA, M. E.; WENDAUSEN, A. Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 733-743, 2009. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/sausoc/v18n4/16.pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.

KOCOUREK, S.; TOLFO, S. D.; PERANSONI, A. C. M. A. Educação Ambiental como uma Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável nas Instituições Públicas. Revista Valore, Volta Redonda, v. 3, n. 2, p. 663-674, jul./dez. 2018. Disponível em: https:revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/95. Acesso em: 19 out. 2021.

LELIS, D. A. de J.; MARQUES, R. Políticas Públicas de Educação Ambiental no Brasil: um panorama a partir de eventos internacionais e nacionais. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 7, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/16841/14940/213441. Acesso em: 29 out. 2021.

LOBINO, M. G. F. A Educação Ambiental Crítica como Eixo Articulador de Política Pública Via Gestão Participativa. In: OLIVEIRA, A. M. de; SILVA, I. M. da; LIMA, M. (org.). Política educacional e gestão na escola básica: perspectivas. 2. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019. p. 127-133. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351910093_Politica_educacional_e_gestao_na_escola_basica_perspectivas_ORGANIZADORES. Acesso em: 14 fev. 2022.

MA, J; HIPEL, K. W. Exploring social dimensions of municipal solid waste management around the globe – A systematic literature review. Waste Management, Elmsford, [s.v.], n. 10, v. 56, p. 3-12, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0956053X16303464. Acesso em: 20 set. 2021.

MACEDO, L. A. R.; LANGE, L. C.; JÚNIOR, A. B. C.; GUTIÉRREZ, R. A.; LEVATINO, M. B.; Regionalização para a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos: avanços e desafios para a sustentabilidade em Consórcios Públicos operantes no Brasil e na Argentina. Revista Aidis de Ingeniería y Ciencias Ambientales, Ciudad de México, v. 13, n. 3, p. 971-987, dez. 2020. Disponível em: http://revistas.unam.mx/index.php/aidis/article/view/69722/68758. Acesso em: 25 out. 2021.

NASCIMENTO, F. L.; SENHORAS, E. M. Produção mais limpa, Logística Reversa e Consórcios Públicos Intermunicipais na Gestão de Resíduos Sólidos em Roraima. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 1, n. 1, p. 32-40, 2019. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/PDF6/2865. Acesso em: 25 out. 2021.

PAVANI, I. D., CICERELLI, R. E., ALMEIDA, de. T., MOURA, L. Z., CONTRERAS, F. Allocation of sanitary landfill in consortium: strategy for the Brazilian municipalities in the State of Amazonas. Environmental Monitoring and Assessment, London, v. 191, n. 39, p. 1-13, dez. 2018. Disponível em: https://openurl.ebsco.com/mnh%3A30593596/detail?title=Environmental%20Monitoring%20and%20Assessment&sid=mdc&genre=article&issue=1&epage=39&volume=191&stitle=&issn=0167-6369&date=2018-12&spage=39. Acesso em: 20 set. 2021.

PINTO, J. R. De uma política de Ambiente e Educação Ambiental em Portugal a uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental: sucessos e fracassos. AmbientalMente Sustentable – Revista Científica Galego-Lusófona de Educação Ambiental, La Coruña, v. 2, n. 1-2, p. 75-101, 2006.

RAYMUNDO, M. H. A.; BRANCO, E. A.; BIASOLI, S.; SORRENTINO, M.; MARANHÃO, R. R. Caderno de indicadores de avaliação de políticas públicas de Educação Ambiental: processo de construção participativa e fichas metodológicas. São José dos Campos: INPE, 2019. Disponível em: http://mtcm21c.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtcm21c/2019/05.14.16.57/doc/publicacao.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.

SANTOS, U. A. C.; FROTA, L. A.C. A Educação Ambiental e Gestão Participativa Democrática como Instrumentos de Governança Socioambiental em Unidades de Conservação (UC) no Estado do Amazonas (AM). Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 97-118, jul./dez. 2019. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/Socioambientalismo/article/view/6182. Acesso em: 6 fev. 2022.

SARTORI, A. S.; GARCEZ, A. F.; VIEIRA, W. M. Educomunicação e Ecossistema Comunicativo: uma Revisão Sistemática. Educação, Santa Maria, v. 48, n. 1, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/66768. Acesso em: 8 ago. 2023.

SILVEIRA, D. P.; LORENZETTI, L.; SCHEFFER, D. C. D.; GOLLE, D. P. Diálogos sobre Educação Ambiental com escolares: um enfoque na Educação Ambiental crítica. Research, Society and Development, Vargem Grande do Sul, v. 10, n. 3, p. e37110313558, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13558. Acesso em: 2 fev. 2022.

SIQUEIRA, J. F. R.; MACIEL, C. E.; SILVA, D. S.; ZANON, A. M. Políticas Públicas em Educação Ambiental: o caso do Programa Nacional Escolas Sustentáveis. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 1-23, out. 2021. Disponível em: https://www.academia.edu/59297388/Pol%C3%ADticas_P%C3%BAblicas_em_Educa%C3%A7%C3%A3o_Ambiental_o_caso_do_Programa_Nacional_Escolas_Sustent%C3%A1veis. Acesso em: 25 ago. 2023.

SORRENTINO, M.; TRAJBER, R.; FERRARO JUNIOR, L. A. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005. Disponível: https://www.scielo.br/j/ep/a/WMXKtTbHxzVcgFmRybWtKrr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 out. 2021.

VIEIRA, S. R.; CAMPOS, M. A. T. Contribuições do debate sobre avaliação de políticas públicas para o campo da Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 248-258, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10486. Acesso em: 23 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-14