Relações entre o público e o privado na educação: o Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco

Autores

  • Vera Maria Peroni UFRGS
  • Maria Raquel Caetano IFSUL, Campus Charqueadas.

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n50.p520-533

Palavras-chave:

Público - privado, ensino médio, política educacional, Instituto Unibanco.

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa “Parcerias entre sistemas públicos e instituições do terceiro setor: Brasil, Argentina, Portugal e Inglaterra implicações para a democratização da educação” realizada pelo Grupo de Pesquisa “Relações entre o Público e o Privado na Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesta etapa da pesquisa, o grupo enfoca o conteúdo da proposta, isto é, como a lógica privada mercantil está sendo inserida no sistema público e também como se dá a influência das redes nacionais e globais na política educacional brasileira de educação básica, sob a perspectiva de Thompson (1981) de que são sujeitos e relações com objetivos de classe. Assim, neste texto, daremos prioridade para estes dois aspectos - sujeitos e conteúdo da proposta - na análise do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco.

Biografia do Autor

Vera Maria Peroni, UFRGS

Vera Maria Vidal Peroni é doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos cursos de graduação e pós-graduação em educação. É pesquisadora produtividade CNPQ. Líder do Diretório Grupo de Pesquisa Estado e políticas públicas de Educação Básica. Participa do grupo nacional de pesquisa sobre a relação entre o público e o privado na educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e política educacional, política educacional brasileira, relação público/ privado. Sua pesquisa mais recente trata das parcerias entre sistemas públicos e instituições privadas e as implicações para a democratização da educação no Brasil, Argentina, Portugal e Inglaterra. É autora, entre outros, de Política educacional e papel do Estado no Brasil dos anos 90. E organizadora do livro Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação.

Maria Raquel Caetano, IFSUL, Campus Charqueadas.

Possui graduação e licenciatura em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário FEEVALE (1988) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Foi professora na graduação, especialização e pesquisadora da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste/FACCAT .É professora convidada do Mestrado em Desenvolvimento Regional .Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Su(2013)l na linha de Gestão e Politicas Educacionais. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão Educacional e Escolar e Politicas Publicas , atuando principalmente nos seguintes temas: educação-politicas educacionais e gestão, formação de professores.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

PERONI, V. M.; CAETANO, M. R. Relações entre o público e o privado na educação: o Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 25, n. 50, p. 520–533, 2015. DOI: 10.18675/1981-8106.vol25.n50.p520-533. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9673. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê