Contribuições da pesquisa em representações sociais para ensinar e aprender Geografia
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17228Palavras-chave:
Ensino de Geografia. Teoria das Representações Sociais. Geografia Escolar. Pesquisa Qualitativa.Resumo
A representação tem grande centralidade na Geografia, estando associada a diferentes sentidos. Considerando que são construções simbólicas que reconstituem o real e dão a ele um significado, as representações sobre o mundo em que se vive são indispensáveis para nele viver, o que justifica a importância de uma investigação sobre elas. Nesse sentido, o artigo objetiva, inicialmente, apresentar elementos centrais da Teoria das Representações Sociais para, em seguida, expor um panorama das pesquisas envolvendo representações sociais e o ensino de Geografia ao longo do início do século XXI, o que permite identificar as principais influências teóricas, os caminhos metodológicos das investigações e as contribuições dos resultados das pesquisas para a discussão sobre o ensinar e o aprender Geografia. Como resultados conclui-se que: pesquisas sobre representações sociais no campo do ensino de Geografia são ainda incipientes; investigações sobre as representações contribuem para o embasamento de práticas pedagógicas e para a alteração de determinadas representações fundadas no senso comum; representações sociais situam e orientam os sujeitos no mundo, são valorativas e dão sentido às práticas sociais; e o processo de ensinar e aprender Geografia é relevante na elaboração de representações.
Referências
ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ALMEIDA, R. D. de.; PASSINI, E. Y. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.
BARBOSA, A. C.; SILVA, J. S. Geografia e representações sociais: estado da arte. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), v. 13, n. 21, p. 147-162, maio/ago. 2017. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6945/3880#. Acesso em: 6 set. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
CORREIA, S. L. C. P.; BASTOS, R.; SIQUEIRA, N. Representações sociais de crianças sobre o bairro: contribuições para o ensino da geografia escolar. In: ORNELLAS, M. L. S. (org.). Representações sociais e educação: letras imagéticas III. Salvador: EDUFBA, 2015, p. 185-198.
DELVAL, J. El desarrollo humano. Madrid: Siglo XXI, 1994.
GILLY, M. As Representações sociais no campo da Educação. In: JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001. p. 321-341.
GUARESCHI, P. Representações e ideologia. Revista de Ciências Humanas - série especial temática. Santa Catarina, v. 1, n. 1, 2000.
JODELET, D. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, p. 679-712, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/se/v24n3/04.pdf. Acesso em: 7 jun. 2022.
JOVCHELOVITCH, S. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e Representações Sociais. In: GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (org.). Textos em representações sociais. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, p. 63-85.
KIMURA, S. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
KOZEL, S. As representações no geográfico. In: MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (org.). Elementos de Epistemologia da Geografia contemporânea. Curitiba: Editora da UFPR, 2002, p. 215-232.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. RJ: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. RJ: Vozes, 2005
PONTUSCHKA, N. N. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre, [S. l.], n. 15, p. 145-154, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/365. Acesso em: 27 out. 2022.
SERPA, Â. Por uma geografia das representações sociais. OLAM - Ciência & Tecnologia Rio Claro, SP, v. 5, n. 1, maio 2005. Disponível em: http://www.esplivre.ufba.br/artigos/AngeloSerpa_Olam5_2005.pdf. Acesso em: 25 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons