Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica

Autores

  • Tatiana Galieta Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p264-278

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Análise de Discurso, livro didático, texto de divulgação científica, formações discursivas

Resumo

Na área de Educação em Ciências, a Análise de Discurso de linha francesa tem sido utilizada como referencial teórico e metodológico em pesquisas sobre linguagem. Dentre essas, percebemos que o foco sobre textos escritos está geralmente relacionado ao seu funcionamento em situações didáticas na sala de aula de ciências. Buscando contribuir para a ampliação do escopo de pesquisas filiadas aos estudos do discurso, é apresentado um exercício de análise de textos de um livro didático de ciências e de uma revista de divulgação científica utilizando a Análise de Discurso como base teórica para a elaboração de um dispositivo analítico que se divide em três etapas: seleção do corpus, descrição do corpus e interpretação do objeto discursivo buscando caracterizar dois gêneros textuais específicos relacionados a diferentes formações discursivas. Os resultados mostram que os textos do livro didático e de divulgação científica são atravessados por diferentes formações discursivas que se remetem aos discursos da ciência, do cotidiano e do ensino de ciências.

Biografia do Autor

Tatiana Galieta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Profa. Adjunta do Departamento de Ciências, Faculdade de Formação de Professores. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

GALIETA, T. Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 26, n. 52, p. 264–278, 2016. DOI: 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p264-278. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos