Singularidades do Assessoramento Pedagógico Universitário: o caso da Universidade Federal de São Carlos
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17949Palavras-chave:
Assessoria Pedagógica Universitária. Ensino Superior. Pedagogia Universitária. Formação Docente.Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa sobre o assessoramento pedagógico universitário em instituições de Ensino Superior de Argentina, Brasil, Portugal e Uruguai. O objetivo principal do projeto foi sistematizar concepções e práticas de assessoramento em diferentes países, identificando suas singularidades e sincronicidades. Este texto se concentra nos dados obtidos por meio de questionários aplicados a assessores pedagógicos e docentes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Brasil. Participaram da pesquisa cinco assessores pedagógicos e seis docentes. Os resultados revelam que, embora os assessores reconheçam o impacto positivo de suas atividades na melhoria do ensino e da aprendizagem, sentem-se insatisfeitos em relação ao reconhecimento e à legitimidade do trabalho na comunidade acadêmica e à adesão dos docentes às atividades. Os docentes participantes, em geral, reconhecem a importância das atividades formativas e do assessoramento pedagógico para a melhoria de suas práticas de ensino. Eles valorizam a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, trocar experiências e refletir sobre sua atuação como educadores. Em conclusão, o estudo destaca a importância do assessoramento pedagógico universitário e ressalta a necessidade de maiores reconhecimento e apoio institucional para esse serviço. Os resultados obtidos podem contribuir para divulgação do assessoramento pedagógico, além de subsidiar futuras pesquisas na área.
Referências
ANTONELLO, J. Assessoria pedagógica: identidade profissional em construção na universidade. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 2020, Campina Grande. Anais[...]. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68062. Acesso em: 29 abr. 2023.
ANTONELLO, J. Assessoria Pedagógica Universitária: o trabalho com a formação continuada de professores na Unioeste. 2021. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão - PR, 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional. Disponível em: L9394 (planalto.gov.br). Acesso em: 10 ago. 2023.
BROILO, C. Assessoria Pedagógica Universitária: (con)formando o trabalho docente. 1. ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2015.
CARRASCO, L. B. Z. A ação profissional do assessor pedagógico: diálogos acerca de sua trajetória. 2020. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2020.
CARRASCO, L. B. Z. Assessorias Pedagógicas das Universidades Estaduais Paulistas: concepções dos espaços institucionais de formação do docente universitário. 2016. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2016.
CARRASCO, L. B. Z.; XAVIER, A. R. C.; AZEVEDO, M. A. R. Assessoria pedagógica ao docente universitário: uma carreira em construção. Rev. bras. orientac. prof, Florianópolis , v. 19, n. 2, p. 209-219, dez. 2018. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902018000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 maio 2023.
CUNHA, M. I. (org.). Estratégias Institucionais para o Desenvolvimento Profissional Docente e as Assessorias Pedagógicas Universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. São Paulo: Junqueira&Marin, 2014.
CUNHA, M. I. Qualidade da graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente. Educar em Revista, Curitiba, n. 57, p. 17-31, jul./set. 2015.
CUNHA, M. I.; ZANCHET, B. M. B. A. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 189-197, set./dez. 2010.
HELMER, E. A.; GALIZIA, F. S. O processo de construção de uma política institucional de formação docente: caminhos percorridos. In: IV CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 2019, São Carlos. Anais[...].São Carlos: UFSCar, 2019, p. 355-366.
UFSCar. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, 2018-2022. Disponível em: https://www.spdi.ufscar.br/informacao-institucional-1/pdi Acesso em: 8 ago. 2023.
XAVIER, A. R. C. Contextos curriculares da Universidade Nova e do Processo de Bolonha: a Assessoria Pedagógica Universitária em questão. 2019. 372 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons