Relação entre o Desempenho no Processo Seletivo para Acesso ao Ensino Superior e o aproveitamento durante um curso de medicina

Autores

  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior UFTM

Palavras-chave:

Vestibular. Medicina. Desempenho. Validação.

Resumo

O estudo apresenta a relação existente entre os resultados obtidos no 1o Processo Seletivo de 2003 realizado pela Universidade Católica de Brasília para o curso de Medicina com as variáveis sócio-demográficas (sexo, idade, local de moradia e local de nascimento) e com o desempenho dos alunos aprovados nos três primeiros semestres do curso. Para tanto, validamos o processo seletivo para o ingresso dos alunos no curso e determinamos se o resultado obtido no processo seletivo interfere no desempenho dos alunos no curso. Assim, o poder discriminante das provas de Matemática, Biologia e Química indicam que estas avaliações são capazes de diferenciar os candidatos com mais habilidade daqueles que apresentam menor domínio destes conteúdos e, portanto, atingem o objetivo que é a classificação dos melhores candidatos. Conclui-se que as influências do resultado do concurso vestibular e das variáveis sócio-demográficas consideradas apresentam-se cada vez menores no decorrer do curso o que indica que é a dimensão de realização acadêmica a que assume maior importância na explicação do rendimento escolar dos alunos.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, UFTM

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, coordenador do sub-projeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e coordenador do projeto FAPEMIG ESTATÍSTICA NO COTIDIANO : ORIENTANDO O PROFESSOR NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM ESCOLAS DE UBERABA NO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Downloads

Publicado

2012-11-05

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de. Relação entre o Desempenho no Processo Seletivo para Acesso ao Ensino Superior e o aproveitamento durante um curso de medicina. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 41, p. 04–27, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4773. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos