Ensino de Geografia como um campo de pesquisa no Brasil: uma história da disciplina acadêmica no contexto das narrativas de Lívia de Oliveira

  • Geórgia Stefânia Picelli Laubstein-Oliveira UNESP - Rio Claro
  • João Pedro Pezzato UNESP - Rio Claro - Instituto de Biociências - Departamento de Educação
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Memórias. Educação. História das Disciplinas. História da Universidade Pública. Cartografia Escolar.

Resumo

O presente texto registra as memórias da professora Lívia de Oliveira com o objetivo de contribuir para a escrita da história da Geografia como disciplina acadêmica. A trajetória da professora possibilita compreendermos o contexto histórico de construção das universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. Nascida no interior do Estado de São Paulo em 1927, Lívia atuou no ensino básico e no superior. Foi também pioneira no desenvolvimento da investigação acadêmica para a área do ensino de Geografia, em especial no campo da cartografia escolar. Seu trabalho possibilitou que a cartografia escolar deixasse de ser uma simples transposição de conceitos e métodos técnicos para o ensino básico.

Biografia do Autor

Geórgia Stefânia Picelli Laubstein-Oliveira, UNESP - Rio Claro
Doutoranda em Geografia do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”- Unesp- Rio Claro- SP - Brasil
Publicado
2014-08-11
Como Citar
LAUBSTEIN-OLIVEIRA, G. S. P.; PEZZATO, J. P. Ensino de Geografia como um campo de pesquisa no Brasil: uma história da disciplina acadêmica no contexto das narrativas de Lívia de Oliveira. Educação: Teoria e Prática, v. 24, n. 46, p. 137-155, 11 ago. 2014.
Seção
Artigos