Representações sociais de discentes universitários sobre disciplinas de Educação Física no curso de Pedagogia

  • Ramon Missias-Moreira Universidade Federal da Bahia
  • Anderson de Souza Santos UESB
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Educação Física, Representações Sociais, Discentes.

Resumo

Esta investigação científica objetivou identificar as representações sociais de discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) sobre as disciplinas EF I, II e III; e, analisar a influência das disciplinas EF I, II e III na formação acadêmica desses discentes. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, qualitativo e que ancorou-se na Teoria das Representações Sociais. Após Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, participaram da entrevista semiestruturada 38 discentes do Curso de Pedagogia da UESB, tendo suas evocações sido analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. As unidades de análise foram agrupadas em 3 categorias que expressam representações dos estudantes universitários sobre os componentes curriculares EF I, II e III, a saber: Representações Positivas da Educação Física; Educação Física como Lazer; e, Influência na (in)Formação Acadêmica. Desta forma, concluímos que os componentes curriculares, da forma como foram apresentados, solidificaram as representações sociais dos alunos, de forma aos mesmos apresentarem em suas manifestações vários aspectos que revelam que, por vezes, as disciplinas não foram tratadas com a importância devida, demonstrando a ausência do valor desses componentes em sua formação acadêmica.

Biografia do Autor

Ramon Missias-Moreira, Universidade Federal da Bahia
Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Atividade Física, Educação e Saúde para Grupos Especiais pela Faculdade da Cidade do Salvador. Graduado em Educação Física pela UESB. Docente do Curso de Educação Física da UESB.
Anderson de Souza Santos, UESB
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia
Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação pela Unicamp. Professor Permanente da graduação e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA.
Publicado
2016-04-29
Seção
Artigos