O ENSINO DE MATEMÁTICA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES

  • Ailton Barcelos da Costa Universidade Federal de São Carlos
  • Grabriela Aniceto Universidade Federal de São Carlos
  • Graziele Thomasinho de Aguiar Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Deficiência intelectual, Ensino de Matemática, Concepção de professores.

Resumo

As habilidades matemáticas são importantes para proporcionar uma vida autônoma para as pessoas. Porém, seu ensino tem sido um desafio para crianças em geral, incluindo crianças com deficiência. A presente pesquisa investigou a concepção de professores sobre o ensino de matemática aos alunos com deficiência intelectual, tendo sua coleta de dados realizada por meio da aplicação de um questionário a 32 professores de matemática, via rede social e e-mail. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa com categorização das respostas em cinco eixos. Os resultados mostraram a necessidade dos professores de terem mais informações para trabalhar com esse público por meio de formação inicial ou continuada. Os impactos dessa ausência foram explicitados no receio à inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular, acesso e preparação de materiais para esses alunos para o ensino de matemática. Palavras-chave: Deficiência intelectual. Ensino de Matemática. Concepção de professores.

Biografia do Autor

Ailton Barcelos da Costa, Universidade Federal de São Carlos
Doutorando em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos, também possui Mestrado em Educação Especial e Licenciatura Plena em Matemática pela mesma universidade. Trabalha com Educação Matemática, atuando em Ensino de deficientes visuais (DV), e orientação e mobilidade de pessoas com DV.
Grabriela Aniceto, Universidade Federal de São Carlos
Bacharel em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Mestranda em Educação Especial, ênfase em Práticas Educativas e de Prevenção: processos e problemas, pela Universidade Federal de São Carlos com bolsa CAPES.
Graziele Thomasinho de Aguiar, Universidade Federal de São Carlos
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru; Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; cursando doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
Publicado
2018-08-30
Como Citar
COSTA, A. B. DA; ANICETO, G.; AGUIAR, G. T. DE. O ENSINO DE MATEMÁTICA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES. Educação: Teoria e Prática, v. 28, n. 58, p. 262-279, 30 ago. 2018.