Representações de Professores Polivalentes sobre a Educação Física na Escola: contribuições do Programa de Formação Contínua PEC-Municípios

Autores

  • Marcos Garcia Neira Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada - Faculdade de Educação - USP

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Física, Representações, Escola

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que pretendeu identificar as modificações nas representações sobre a Educação Física na escola de um grupo de professores polivalentes que freqüentaram um Programa de Formação Universitária – o PEC-Municípios. Os dados, obtidos mediante o Método Clínico, foram confrontados com os conhecimentos sobre a concepção construtivista da aprendizagem e sobre as tendências pedagógicas da Educação Física escolar. Como descobertas relevantes destacamos as seguintes modificações: de representações que refletiam uma visão dualista (corpo/mente) para uma tecnicista (o corpo como ferramenta) ou desta para a sociocultural (o corpo cidadão). As transformações identificadas acompanharam a trajetória histórica da Educação Física no Brasil.

Biografia do Autor

Marcos Garcia Neira, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada - Faculdade de Educação - USP

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada - Faculdade de Educação - USP

Downloads

Publicado

2007-07-12

Como Citar

NEIRA, M. G. Representações de Professores Polivalentes sobre a Educação Física na Escola: contribuições do Programa de Formação Contínua PEC-Municípios. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 23, 2007. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/465. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos