A CRECHE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Márcia Regina Onofre UFSCar - São Carlos
  • Andressa de Oliveira Martins Universidade Federal de São Carlos
  • Cleonice Maria Tomazzetti Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Educação Infantil, Formação de Professores, Identidade Docente.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar os reflexos de um Projeto de Extensão da UFSCar voltado para processos formativos e de construção e ressignificação da identidade das docentes da educação infantil de uma CEMEI da SME de São Carlos, visando contribuir para o entendimento da escola como lócus de formação continuada, de compartilhamento de experiências, saberes e práticas. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada por meio de questionários com 6 (seis) professoras que participaram 1 (um) ano ou mais tempo do Projeto de Extensão entre os anos de 2013 e 2014. Os dados foram organizados visando à análise das respostas, por meio de 4 (quatro) categorias: perfil das professoras participantes da pesquisa; visão das professoras sobre a profissão; o trabalho na educação infantil e a formação docente; reflexos do Projeto no processo de construção e ressignificação da identidade docente. Os resultados apresentados trazem indicações de que a formação continuada é um espaço de aprendizagem essencial para a construção e ressignificação da identidade docente, bem como um espaço que possibilita uma maior visibilidade do professor enquanto profissional, caminhando no sentindo de suprir a ausência de valorização e reconhecimento social destinado aos professores, principalmente aqueles que atuam na educação infantil.

Biografia do Autor

Márcia Regina Onofre, UFSCar - São Carlos
A docente é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), professora e chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos. É professora do curso de Pedagogia a Distancia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSCar) e coordenadora do PIBID Pedagogia EaD/UFSCar. É pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve estudos e pesquisas sobre os seguintes temas: formação inicial de professores, desenvolvimento profissional docente, profissionais do ensino fundamental I e educação a distancia.
Publicado
2017-11-19
Como Citar
ONOFRE, M. R.; MARTINS, A. DE O.; TOMAZZETTI, C. M. A CRECHE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação: Teoria e Prática, v. 27, n. 55, p. 347-368, 19 nov. 2017.
Seção
Artigos