SER PROFESSOR E MANTER-SE NA PROFISSÃO: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Thamiris Christine Mendes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Lúcia Pereira Baccon Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p389-407

Palavras-chave:

Profissional docente. Formação de professores. Desejo docente.

Resumo

O objetivo do presente estudo consistiu em desvelar o ser e o manter-se professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa e os participantes são professores estaduais em processo de formação continuada pelo PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional – Paraná). A coleta de dados realizou-se mediante entrevistas semiestruturadas (N=6); e a análise dos dados foi sob o aporte da análise textual discursiva. Os resultados apontam que ser professor, para os sujeitos da pesquisa, é em primeiro lugar, ter comprometimento; em segundo lugar ser dedicado e em terceiro é sempre buscar formação e estar engajado em estudos e novas aprendizagens. Relaciona-se ainda com as transformações sociais, abrange trabalhar com o conhecimento e a incerteza da contemporaneidade. O manter-se professor revelou-se pelo significante “transformação”. Conclui-se que os docentes investigados precisam dar conta de situações que estão além do processo de ensino e aprendizagem, ultrapassando-o e o manter-se na docência se envolve intimamente com o desejo de ser reconhecido pelo outro.

Biografia do Autor

Thamiris Christine Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre (2015) em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e doutoranda pelo mesmo programa. Psicóloga e Pedagoga. Professora Colaboradora do Departamento de Pedagogia (DEPED) da UEGP. Integrante do projeto de pesquisa “Políticas Educacionais e Formação de Professores” (UEPG).

Ana Lúcia Pereira Baccon, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor Adjunto do Departamento de Matemática e Estatística (UEPG). Atualmente é Coordenadora do projeto de pesquisa “Políticas Educacionais e Formação de Professores” da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Publicado

2017-11-19

Como Citar

MENDES, T. C.; BACCON, A. L. P. SER PROFESSOR E MANTER-SE NA PROFISSÃO: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 27, n. 55, p. 389–407, 2017. DOI: 10.18675/1981-8106.vol27.n55.p389-407. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11056. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos