PROFESSORES INICIANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDICAÇÃO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS

  • Miriane Zanetti Giordan Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Márcia Souza Hobold Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Marli Eliza Dalmazo Afonso André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP
Palavras-chave: Professor iniciante, Necessidades formativas, Formação continuada de professores.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar as necessidades formativas dos professores iniciantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Joinville. São professores que ingressaram entre os anos de 2010 e 2013, sendo considerados iniciantes em um novo contexto de trabalho. É uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta dos dados. Os principais autores que embasaram a leitura e interpretação dos dados foram Romanowski (2007, 2012), Romanowski e Martins (2013), Marcelo Garcia (1999, 2009) e Marcelo Garcia e Vaillant (2013). Os resultados indicaram que os professores solicitaram que os momentos de formação continuada privilegiem a troca de ideias/experiências, que sejam planejados para que ocorra a interlocução entre os docentes, bem como que ocorra a ampliação da quantidade de cursos para o aprimoramento profissional. Duas temáticas foram apontadas como cadentes para o trabalho dos entrevistados: como utilizar tecnologias e como lidar com a inclusão de alunos com deficiência. Os professores indicaram que a formação inicial não lhes possibilitou uma discussão efetiva sobre essas duas temáticas e que sentem necessidade de que sejam trabalhadas nos espaços de formação continuada.

Biografia do Autor

Miriane Zanetti Giordan, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
Mestre em Educação, pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.
Márcia Souza Hobold, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
Graduada em Pedagogia e Psicologia. Doutora em Educação - Psicologia da Educação, pela PUC SP. Professora do Programa de Mestrado em Educação e do Departamento de Psicologia da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.
Marli Eliza Dalmazo Afonso André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP
Doutora em Psicologia da Educação pela University of Illinois, USA. É professora do Curso de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.
Publicado
2017-11-19
Como Citar
GIORDAN, M. Z.; HOBOLD, M. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. PROFESSORES INICIANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDICAÇÃO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS. Educação: Teoria e Prática, v. 27, n. 55, p. 308-326, 19 nov. 2017.
Seção
Artigos