Processos formativos em Educação Ambiental: rumo à manutenção ou transformação da realidade?

Autores

  • Edileuza Dias de Queiroz UFRRJ
  • Patricia de Oliveira Plácido UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n49.p239-252

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Processos Formativos, Manutenção e Transformação

Resumo

Este trabalho é fruto de duas pesquisas de mestrado concluídas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Objetiva-se refletir e construir algumas considerações que se pretendem provocativas, embora não inaugurais, sobre diferentes processos formativos em Educação Ambiental (EA) no que toca a formação inicial e continuada de educadores. No primeiro estudo, analisa-se a incorporação da dimensão socioambiental em dois cursos de Licenciatura de universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, verificando como a EA é percebida e praticada pelos docentes. No segundo, a abordagem recai sobre a análise de processos formativos instituídos por empresas no ambiente escolar. Como opção teórico-metodológica, sustenta-se a discussão no materialismo histórico e dialético, na análise dos discursos e das práticas dos educadores envolvidos nas pesquisas. Conclui-se que, com a gravidade dos problemas socioambientais e, paradoxalmente, na tentativa de sua manutenção, naturalizam-se discursos e práticas conservadores por dentro e por fora do contexto escolar. Políticas de formação de educadores são construídas na lógica desenvolvimentista, sem aprofundamento crítico, limitando-se a experiências romantizadas, tecnicistas e comportamentais.

Biografia do Autor

Edileuza Dias de Queiroz, UFRRJ

Mestre em Educação (UFRRJ); Docente do Departamento de Educação e Sociedade, Curso de Geografia - Instituto Multidisciplinar-UFRRJ

Patricia de Oliveira Plácido, UERJ

Mestre em Educação (UFRRJ); Doutoranda em Meio Ambiente (UERJ)

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

QUEIROZ, E. D. de; PLÁCIDO, P. de O. Processos formativos em Educação Ambiental: rumo à manutenção ou transformação da realidade?. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 25, n. 49, p. 239–252, 2015. DOI: 10.18675/1981-8106.vol25.n49.p239-252. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9040. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos