Contribuições do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero à História da Educação

Autores

  • Maria Arisnete Câmara de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
  • Janaina Silva de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
  • Francinaide de Lima Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n49.p298-311

Palavras-chave:

História da Educação, Gênero e Literatura, Práticas de Leitura, Grupo de Pesquisa, Rio Grande do Norte.

Resumo

O artigo apresenta a trajetória do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero, desde a sua origem até o ano de 2014, com realce nas produções de seus pesquisadores e nos projetos de pesquisa desenvolvidos e em desenvolvimento. Revisitamos todos os Projetos com o intuito de perscrutar os interesses de pesquisa, como também observar as participações em eventos científicos. Evidenciamos as publicações e elencamos os principais fóruns de discussão dos resultados dos estudos empreendidos. Verificamos a participação dos integrantes do Grupo nos eventos da área de História da Educação, Gênero, Leitura e Alfabetização, como também em Congressos de Iniciação Científica. A análise mostrou que as temáticas: Educação, Gênero, Literatura, Práticas de Leitura, História das Instituições Escolares, História da leitura e da escrita, permeiam todas as produções em foco. Esse Grupo divulga seus estudos em livros, períodos, e eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, contribuindo de forma significativa para os estudos na área da História da Educação, especialmente, a do Rio Grande do Norte.

Biografia do Autor

Maria Arisnete Câmara de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação Pesquisadora de Produtividade do CNPq Coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero – UFRN/CNPq.

Janaina Silva de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Mestranda em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero.

Francinaide de Lima Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN

Professora de Didática IFRN Colaboradora no Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero – UFRN/CNPq.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-08-31

Como Citar

MORAIS, M. A. C. de; MORAIS, J. S. de; SILVA, F. de L. Contribuições do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero à História da Educação. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 25, n. 49, p. 298–311, 2015. DOI: 10.18675/1981-8106.vol25.n49.p298-311. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9755. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos