A Sociologia da Infância: esboço de um mapa

Autores

  • Andrea Braga Moruzzi UFSCar

Palavras-chave:

Sociologia da Infância, Crianças, Socialização, Culturas Infantis, Metodologias.

Resumo

Desde a década de 1980 e mais evidentemente a partir da década de 1990 a Sociologia da Infância tem se expandido e se consolidado enquanto campo teórico significativo para se pensar a educação e o universo cultural das crianças pequenas. Pesquisas de origem portuguesa, francesa ou inglesa, entre outras, mostram, sob diferentes temáticas e arranjos teóricos, as contribuições e relevância desse campo. O presente trabalho procura reunir diferentes obras da Sociologia da Infância, no intuito de esboçar um mapa a respeito de seus principais temas e pressupostos. Neste artigo será abordado o tema do protagonismo infantil, condizente com a idéia de que as crianças são atores sociais e que as noções a respeito do que vem a ser a criança ou a infância são construídas socialmente. Os processos de socialização também são debatidos e questionados, pois por meio deles se (re)configuram ritos e rituais, produzindo o que vem sendo chamado de cultura ou culturas infantis. Estes temas lançam, por fim, um desafio para a Sociologia da Infância, tal como o de desenvolver metodologias adequadas de pesquisas com e por crianças, no intuito de produzir e aprimorar o que conhecemos e o que fazemos com e por elas.

Biografia do Autor

Andrea Braga Moruzzi, UFSCar

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003-2005), na linha de pesquisa Fundamentos da Educação e atualmente é doutoranda do mesmo programa, na linha de pesquisa Teorias e Praticas Pedagógicas e/em Educação. No âmbito profissional atuou no ensino superior público (prof. assistente, nivel Mestre) e em escolas públicas do ensino básico, da rede municipal de São Carlos e Descalvado, em diversas modalidades do ensino: jovens e adultos, séries iniciais e educação infantil. Atualmente trabalha com Educação a distancia (EaD), junto ao Programa do governo Federal - Universidade Aberta do Brasil (UAB). As linhas de estudo que vem atuando são: infância e criança, educação infantil, sociologia da infancia. Educação e diferença. Sexualidade e infancia.

Downloads

Publicado

2011-08-19

Como Citar

MORUZZI, A. B. A Sociologia da Infância: esboço de um mapa. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 21, n. 36, p. 125–137, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3675. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos