Conseqüências da Implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério nos Municípios de Limeira e Santa Gertrudes-SP

Autores

  • Maria Helena Schuveter Departamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Campus de Rio Claro
  • Theresa Maria de Freitas Adrião Departamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Campus de Rio Claro

Palavras-chave:

Financiamento da Educação, Descentralização, Gestão

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as conseqüências da implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) na oferta da educação básica nos municípios de Limeira e Santa Gertrudes (SP) no tocante à dinâmica de responsabilidade entre Estado e Municípios e à composição dos gastos em educação, durante os anos de 1996 a 2002. Para tanto, realizou-se levantamento e análise bibliográfica relacionada ao tema e pesquisa documental junto aos órgãos de administração municipal para coleta e análise de dados empíricos. Este trabalho é resultante de um projeto estadual intitulado Acompanhamento da Implantação do Fundef no estado de São Paulo, a ele vincula-se uma pesquisa nacional sobre a Implantação do Fundef em onze estados brasileiros.

Biografia do Autor

Maria Helena Schuveter, Departamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Campus de Rio Claro

Pedagoga pela UNESP - Campus de Rio Claro

Theresa Maria de Freitas Adrião, Departamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Campus de Rio Claro

Departamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Campus de Rio Claro

Downloads

Publicado

2007-07-12

Como Citar

SCHUVETER, M. H.; ADRIÃO, T. M. de F. Conseqüências da Implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério nos Municípios de Limeira e Santa Gertrudes-SP. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 11, 2007. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/464. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos