Revista de Educação (1921-1923): moral e civilidade republicanas na formação docente

Autores

  • Angélica Pall Oriani Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista Campus de Marília
  • Carlos da Fonseca Brandão Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista Campus de Marília
  • Leila Maria Inoue Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol24.n46.p156-172

Palavras-chave:

Revista de Educação, Moral e civilidade, Norbert Elias

Resumo

Neste texto, problematizam-se os conteúdos de moral e civismo divulgados em cinco artigos da Revista de Educação, periódico de destinação pedagógica, publicado pela antiga Escola Normal de Piracicaba, em Piracicaba-SP, entre 1921 e 1923 e que teve Lourenço Filho como um dos seus editores. Para a análise, foram utilizados aspectos da teoria dos processos de civilização, com base na ideia de controle das emoções, proposta pelo sociólogo alemão Norbert Elias, nas primeiras décadas do século XX. Por meio de abordagem histórica, constataram-se nesses artigos os princípios de civilidade e de moralidade que deveriam ser ensinados por meio da escola aos normalistas para que esses os ensinassem aos seus alunos, futuros cidadãos da República. A partir da análise dos artigos desse periódico foi possível constatar o "desenho" de cidadão que se divulgava e, em decorrência, a disseminação – por meio da escola – de valores relativos às condutas sociais que condiziam com os padrões de comportamento de indivíduos civilizados para a República Brasileira.

Biografia do Autor

Angélica Pall Oriani, Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista Campus de Marília

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP – Marília (Bolsa Capes).

Carlos da Fonseca Brandão, Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista Campus de Marília

Professor Livre-docente em Educação do Departamento de Educação da UNESP – Assis e do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP – Marília

Leila Maria Inoue, Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista Campus de Marília

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP – Marília (Bolsa Capes).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-08-11

Como Citar

ORIANI, A. P.; BRANDÃO, C. da F.; INOUE, L. M. Revista de Educação (1921-1923): moral e civilidade republicanas na formação docente. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 24, n. 46, p. 156–172, 2014. DOI: 10.18675/1981-8106.vol24.n46.p156-172. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6366. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos