A (Des)articulação do Movimento Estudantil: (Décadas de 80 e 90)

Autores

  • Andreza Barbosa USP

Palavras-chave:

movimento estudantil, partidos políticos, desarticulação.

Resumo

O artigo procura analisar o movimento estudantil nas décadas de 80 e 90, tendo como referência o movimento estudantil nas décadas de 60 e 70. Levanta hipóteses sobre as causas responsáveis pela desarticulação deste movimento nas décadas citadas, levando-se em conta as diferenças históricas entre os períodos estudados. Aponta a partidarização descontrolada do próprio movimento, como sendo uma das principais causas da desarticulação do mesmo, ou seja, a falta de controle, por parte dos estudantes, da influência de partidos políticos que têm controlado o movimento estudantil, estipulando, muitas vezes, as diretrizes a serem seguidas e, causando assim, divergências quanto à forma de se conduzir o movimento, deixando de lado os interesses gerais dos estudantes e assumindo os interesses do partido.

Biografia do Autor

Andreza Barbosa, USP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Ex-professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro; Pedagoga licenciada pela UNESP - Campus de Rio Claro

Downloads

Publicado

2008-04-28

Como Citar

BARBOSA, A. A (Des)articulação do Movimento Estudantil: (Décadas de 80 e 90). Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 5, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1139. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos