DISCUTINDO ASPECTOS METODOLÓGICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM SURDEZ

  • Flavia Roldan Viana Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Adriana Leite Limaverde Gomes Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Alunos com surdez. Ensino e aprendizagem. Atendimento educacional especializado.

Resumo

Este artigo tem o propósito de evidenciar as práticas pedagógicas para o aluno com surdez no âmbito do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Na prática docente, as principais dificuldades encontradas no processo de inclusão escolar de pessoas com surdez referem-se, por exemplo, ao desconhecimento da língua de sinais e a falta de estratégias metodológicas adequadas a um ensino que respeite a singularidade do indivíduo surdo. Diante desse cenário, o AEE surge com o intuito de criar e aprimorar as condições para o aprendizado e o ensino escolar para todos. Trata-se de um ensaio teórico fundamentado numa revisão crítica da literatura. As discussões sobre as práticas pedagógicas para alunos com surdez no âmbito do AEE serão apresentadas focalizando elementos que ampliem a visão sobre as reais condições do educando surdo, motivados pela crença no seu potencial de desenvolvimento e de aprendizagem. É necessário reforçar o funcionamento do AEE, mas se contrapondo a uma utilização movida por modismos e/ou pelo afã dos discursos de ser apenas uma prática inclusiva. Palavras-chave: Alunos com surdez. Ensino e aprendizagem. Atendimento educacional especializado.

Biografia do Autor

Flavia Roldan Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Centro de Educação Departamento de Práticas Educacionais e Currículo
Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará
Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará/Faculdade de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino
Publicado
2017-04-27
Como Citar
VIANA, F. R.; GOMES, A. L. L. DISCUTINDO ASPECTOS METODOLÓGICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM SURDEZ. Educação: Teoria e Prática, v. 27, n. 54, p. 56 - 73, 27 abr. 2017.
Seção
Artigos