UMA NARRATIVA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE ITAIPULÂNDIA (PR))
Resumo
Este artigo trata da História da Educação de Itaipulândia (PR), com enfoque nos aspectos que se estendem desde sua colonização e o surgimento das primeiras escolas até os anos 1990, quando o município se emancipa, e o contexto educacional passa por uma transformação. Foi mobilizada a História Oral como metodologia de pesquisa para a produção de oito entrevistas realizadas com docentes, a maioria deles ligada à disciplina de Matemática. Com base nessas narrativas e no cotejamento com outras fontes documentais, no presente artigo, tem-se por objetivo apresentar uma compreensão elaborada acerca de uma História da Educação de Itaipulândia. Destaca-se ainda como os espaços são modificados e modificam as características de uma região e, também, das pessoas que ali vivem.
Referências
BOLÍVAR, A., DOMINGO, J., FERNÁNDEZ, M. La investigación biográfico-narrativa em educación. Enfoque y metodología.Madrid: La Muralla, 2001.
CERTEAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
EMER, I. O. Desenvolvimento histórico do Oeste do Paraná e a construção da escola. 1991. 348 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Fundação Getúlio Vargas, 1991.
GARNICA, A.V. M. História oral em educação matemática: um panorama sobre pressupostos. História Oral, v. 18, n. 2, p. 35-53, jul./dez. 2015
MORAIS, M. B. de; GARNICA, A. V. M. Da duração situada: um estudo sobre historiografia, espaço e Educação Matemática. REVEMAT, Florianópolis, v. 11, p. 77-95, 2016.
SCARPATO, R. BÖHM, I. B. Itaipulândia: seu povo, sua origem, sua história. Itaipulândia: Gráfica Assoeste e Editora Ltda, 2006.
TOILLIER, J. S. A Formação de Professores (de Matemática) em Terras Paranaenses Inundadas. 2013. 287 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.
TOILLIER, J. S.; BARALDI, I.M. A formação superior do professor que ensinava Matemática em Itaipulândia (PR). Revista Educação Matemática em Foco. UEPB, v. 7, n. 1. p. 1-29, 2018.
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons