Educação do/no campo: história, memória e formação

Autores

  • Emerson Augusto de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n48.p06-18

Palavras-chave:

Educação do/no Campo, Histórias de Vida, Formação.

Resumo

O Estudo expõe reflexões advindas de uma pesquisa arrolada no Mestrado em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo historiar a trajetória de formação da Educação para homens e mulheres que vivem do/no campo. Assim, reconstruiremos fragmentos e elementos que tearam a efetivação da Educação do/no Campo. Ratificamos a Metodologia História Oral como central no trabalho, validando as histórias de vida dos atores/autores do estudo como elementos essenciais do enredo que compõe a pesquisa. Os atores/autores do estudo contam suas vivências junto à educação campestre, compartilham experiências na/da formação no campo, falam de si e interligam seus ditos à realidade histórica da educação do campo. A educação do campo se formou perpassando por modelos de exclusões e silenciamento. As lutas e reivindicações travadas pelos movimentos sociais campesinos afirmam a necessidade de políticas públicas educacionais que validem o repertório de vida e de conhecimento dos recantos rurícolas. Para tanto, faz-se necessário uma ressignificação nas escolas campestres, na formação de professores do campo, isto é, na própria educação do campo.

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Mestre em Educação. Professor Assistente do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LEDOC/UFERSA. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Formação Docente e Movimentos Sociais – EFDOMO/UFERSA.

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Sociologia. Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação – POSEDUC/UERN. Diretora do Departamento de Apoio à Inclusão – DAIN/UERN.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-04-29

Como Citar

MEDEIROS, E. A. de; AGUIAR, A. L. O. Educação do/no campo: história, memória e formação. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 25, n. 48, p. 06–18, 2015. DOI: 10.18675/1981-8106.vol25.n48.p06-18. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8901. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos